Comunicador baiano vence prêmio de jornalismo com projeto sobre filantropia negra na Bahia

Comunicador baiano vence prêmio de jornalismo com projeto sobre filantropia negra na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Divulgação

Publicado em 15/04/2025 às 14:59 / Leia em 1 minutos

O criador de conteúdo Alexandre Santana foi um dos vencedores do Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, na categoria Jornalismo Comunitário. O reconhecimento veio com a reportagem em áudio “Filantropia Negra: A Sociedade Protetora dos Desvalidos”.

O material destaca a história da SPD, primeira organização civil negra do Brasil, fundada em 1832, na Bahia. O episódio integra o ListaPreta.Doc, projeto criado por Alexandre que há seis anos aposta em narrativas negras que vão além do eixo da violência, valorizando a cultura, a ancestralidade e a resistência.

Na reportagem, ele entrevista Lígia Margarida de Jesus, atual presidente da SPD e uma das poucas mulheres a ocupar um cargo de liderança na instituição em quase dois séculos.

“Me senti muito lisonjeado com o prêmio — que eu realmente não esperava —, acho que chega num momento importante de reestruturação do Lista Preta e ao mesmo tempo como uma celebração desses 6 anos produzindo conteúdo na internet. Fiquei muito feliz, honrado e estimulado a seguir trabalhando”, afirmou Alexandre.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia