O criador de conteúdo Alexandre Santana foi um dos vencedores do Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, na categoria Jornalismo Comunitário. O reconhecimento veio com a reportagem em áudio “Filantropia Negra: A Sociedade Protetora dos Desvalidos”.
O material destaca a história da SPD, primeira organização civil negra do Brasil, fundada em 1832, na Bahia. O episódio integra o ListaPreta.Doc, projeto criado por Alexandre que há seis anos aposta em narrativas negras que vão além do eixo da violência, valorizando a cultura, a ancestralidade e a resistência.
Na reportagem, ele entrevista Lígia Margarida de Jesus, atual presidente da SPD e uma das poucas mulheres a ocupar um cargo de liderança na instituição em quase dois séculos.
“Me senti muito lisonjeado com o prêmio — que eu realmente não esperava —, acho que chega num momento importante de reestruturação do Lista Preta e ao mesmo tempo como uma celebração desses 6 anos produzindo conteúdo na internet. Fiquei muito feliz, honrado e estimulado a seguir trabalhando”, afirmou Alexandre.