Cachoeira perde para o Rio de Janeiro e Bahia não leva prêmios no Afroturismo

Cachoeira perde para o Rio de Janeiro e Bahia não leva prêmios no Afroturismo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Marcio Menasce/Embratur

Publicado em 15/04/2025 às 08:35 / Leia em 3 minutos

O Rio de Janeiro foi eleito Melhor Destino Nacional do Afroturismo, na noite desta segunda-feira (14), na entrega do 3º Prêmio do Afroturismo, durante a WTM Latin America, em São Paulo. Na mesma categoria, concorria Cachoeira, cidade do Recôncavo baiano, depois de Salvador ganhar as duas primeiras edições e ser considerada espécie de hours concur. Outras iniciativas baianas concorriam em diversas categorias, mas nenhuma foi condecorada.

Com patrocínio da Embratur, a premiação foi promovida pela plataforma Guia Negro e reconheceu as dez categorias que se destacaram no setor em 2024. Além da Cidade Maravilhosa, estão entre os vencedores em destaque o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), no Rio de Janeiro, reconhecido como Melhor Atração Turística – mesma categoria em que concorria o Muncab (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira), na capital baiana – e São Luís (MA), como destaque do Guia Negro.

“Este é um necessário reconhecimento às ações, aos profissionais e aos destinos que estão empenhados em promover o afroturismo. Não há como falar de Brasil para o mundo sem falar de diversidade, de respeito, de sustentabilidade e de inclusão. Por isso, apoiamos e fortalecemos esse setor, contemplado entre as nossas estratégias de promoção internacional do país”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, explica que o afroturismo não tem a ver somente com destinos e experiências turísticas, mas também com a formação de um Turismo antirracista no Brasil. “Há um público gigantesco de turistas interessados na cultura afro-brasileira. Por isso, a Embratur está atenta à necessidade de se olhar para o afroturismo e apostar nele como um grande mercado de luta contra o racismo e de atração de turistas estrangeiros para o Brasil”, explica.

“Foi um momento de celebração e de pactuar novos passos. Temos muitas fronteiras ainda para conquistar, mas percebemos que o turismo brasileiro e estrangeiro tem buscado cada vez mais conhecer a história e cultura negra”, avalia o fundador do Guia Negro e idealizador do prêmio, Guilherme Soares Dias.

Confira os ganhadores do prêmio Afroturismo em 2024:

01 – Melhor Destino Nacional: Rio de Janeiro
02 – Melhor Destino Internacional: Colômbia
03 – Empresa Parceira do Afroturismo: Sebrae
04 – Melhor Conteúdo de Afrotutismo: Leandro Gonçalves – Preto Viajante
05 – Melhor Atrativo ou Experiência Turística: Muhcab – Rio de Janeiro
06 – Melhor Experiência Fora do Eixo Rio/São Paulo/Salvador: Rotas Afro – Julia Madeira
07 – Melhor Empreendimento de Afroempreendedor Ligado ao Afroturismo: Embaixada Preta
08 – Melhor Profissional do Afroturismo: Thais Rosa
09 – Melhor Empresa de ELHOR Afroturismo: Diaspora.black
10 – Destaque Guia Negro: São Luís

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia