O Dia Mundial do Café, celebrado nesta segunda-feira (14), ganha novas camadas de sabor com a criatividade de estabelecimentos de Salvador que vão além da tradicional xícara e levam o insumo ao protagonismo em drinques autorais e sobremesas especiais, revelando sua versatilidade. A data é um convite a redescobrir o café sob novas perspectivas, explorando suas notas aromáticas em receitas que unem inovação e o afeto de sempre.
O Espresso Martini, por exemplo, é um clássico contemporâneo que une o sabor intenso do café ao toque sofisticado da coquetelaria. Criado nos anos 1980, o drink leva vodka, licor de café e café espresso fresco, resultando em uma mistura equilibrada entre doçura, amargor e potência alcoólica.
Segundo Jonatan Albuquerque, Diretor de Criação do premiado Purgatório Bar, o coquetel servido gelado em taça de martini, é uma tendência mundial e, por isso mesmo, é servido atualmente em diversos lugares da cidade, como o Alfredo’Ro, o Casaria, o Larribistrô e o próprio Purgatório.

Carajillo 43 é outro já clássico facilmente encontrado | Foto: Licor 43
Além dele, outro certeiro é o Carajillo 43. Combinando a intensidade do café espresso com a doçura aromática do Licor 43, licor espanhol com notas de baunilha, cítricos e especiarias, é tradicionalmente servido em um copo baixo com gelo, sendo uma opção sofisticada para o final das refeições. Em Salvador, é facilmente encontrado na carta de drinks de casas como o Purgatório, Blue Praia, La Taperia e Zuuk.
Além de clássicos, a criatividade baiana chama atenção na Caipirinha de Café (café espresso, limão, bacardi, gelo e açúcar) do Cafélier, no Santo Antônio Além do Carmo, e no Don Walker Café do Di Liana, à base do licor baiano de doce de leite (Don Luiz, espresso, whisky johnnie walker e gelo).

Larribistrô, na Aliança Francesa, tem seu próprio Affogato | Foto: Reprodução
Outro conhecido dos baianos, o Affogato ganha algumas versões pela cidade, como o Affogato al Caffe do Isola Cucina Italiana (sorvete de baunilha afogado no café quente) e a versão do Affogato do Larribistrô (sorvete de creme, calda de chocolate e chantilly afogados no café). No charmoso espaço da Aliança Francesa, o cliente ainda pode conhecer o Irish Coffee (uísque irlandês, espresso, creme de leite e açúcar).
Além de drinks, o café é um excelente insumo para sobremesas bastante interessantes, exatamente por normalmente quebrar o dulçor excessivo de algumas receitas, deixando-as mais equilibradas para paladares mais exigentes. As opções são variadas e vão do Pudim de Brigadeiro do Amado – com Creme Azedo e Flor de Sal, Caramelo de Café e Crumble de Chocolate – ao Pudim de Café da Chapada com Calda de Laranja do Antique Bistrô.

Pudim de Café da Chapada Diamantina do Antique Bistrô | Foto: Reprodução
No Buddha Bistrô Asiático, o Chokoretto é uma das opções veganas da casa, com Bolo de Chocolate 100%, Creme de Coco, Mousse de Café, Crumble de Canela e Tuile de Açúcar Mascavo, enquanto na Jeanne Garcia Confeitaria, conhecida pelo excelente trabalho com os macarons franceses, a opção do sofisticado doce com recheio do café baiano Garbo é uma criativa pedida e virou até opção de doce para a Páscoa.

Jeanne Garcia levou o café baiano Garbo ao recheio de um macaron | Foto: Pedro Mascarenhas
Já na Coffeetown, a tradicional Devil’s Food Cake (bolo à base de chocolate, ganache e um toque de café, com recheio e cobertura de ganache da casa) é sempre uma boa opção, assim como o Nutella Coffee Shake (sorvete de creme batido com espresso duplo curto, Nutella, finalizado com chantilly e café em grão). Numa “viagem” dos Estados Unidos para o litoral europeu, o Principote sugere, em seu Menu Almoço o Café à Beira do Mediterrâneo como sugestão: bolo de chocolate com anglaise de café, crumble de chocolate e sorvete de pudim.

Café à Beira do Mediterrâneo do Principote | Foto: Meski MKT
Indo para um lado mais autoral, a confeitaria Le Lapin traz duas boas opções, assinadas pela chef Cecília Moura. Por lá, se destacam o Caramelo e Café (Entremet de Chocolate Caramelizado, Cremoso de Café, Bolo de Laranja e Caramelo Salgado) e o divertido Era pra ser um Tiramisu (Creme de Queijo Minas, Biscoito Embebido em Café e Amaretto, Torta Búlgara, Cacau em Pó e Amêndoas).
Na mesma linha, o Mōrea Asian Fusion, no Horto Florestal faz a mesma brincadeira com o Isso não é um gengibre (Mousse de Baunilha, Ganache de Café, Crocante e Gel de Gengibre, Casquinha de Chocolate Branco e Calda de Chocolate 70%), enquanto a brilhante Kafe Bassi, do restaurante Manga, surpreende sempre com o clássico Cacau (Mousse de Cacau, Ganache de Café com Nibs, Gel de Mel de Cacau e Chocolate Branco).

A sobremesa Cacau é um clássico do Manga, da chef Kafe Bassi | Foto: Leo Freire
Com 95 anos de história, A Cubana também traz diversas opções com o homenageado do dia em suas receitas. O Sorvete de Café, um dos sabores mais tradicionais da casa, por exemplo, pode ser degustado individualmente ou servir de base para outras sobremesas, como o Afogatto e o Cuba Café Shake, que combina espresso com sorvete de nata batido.
Outras duas opções se destacam na casa, o Capuccino Shake com sorvete de baunilha, espresso, calda de chocolate, leite condensado, chantilly e raspas de chocolate, e o Cremma Chocolate, com espresso, sorvete de chocolate, calda de chocolate gourmet, creme de leite, chantilly e raspas de chocolate.

Rótulo especial da Proa valoriza café baiano | Foto: Divulgação
E para nem os amantes de cerveja se sentirem deixados de lado, a gente achou a opção certa para celebrar a data: Cafezal, novo rótulo da Proa Cervejaria, em parceria com o premiado Rigno Café. A cerveja IPA é elaborada com o fruto do café colhido em Piatã, na Chapada Diamantina, uma das regiões mais reconhecidas pela excelência na produção de cafés especiais, e pode ser encontrada nos bares da Proa, na cafeteria Rigno, em Vitória da Conquista, e nos parceiros da marca baiana.