Associação sugere projeto de lei para criação do Dia Municipal da Energia Solar

Associação sugere projeto de lei para criação do Dia Municipal da Energia Solar

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 10/04/2025 às 13:17 / Leia em 3 minutos

Em mais uma iniciativa para expandir o setor fotovoltaico, a Associação Baiana de Energia Solar (ABS) sugere a criação do Dia Municipal da Energia Solar em Salvador. A ação, promovida por Marcos Rêgo, presidente da ABS, e pelo conselheiro Geovane Luania foi acolhida pelo vereador André Fraga, que lançou uma consulta pública para a criação de um projeto de lei que reconhece o dia. O plano é que a data comemorativa seja estabelecida no dia 3 de maio, quando é celebrado o dia do Sol.

A consulta pública é realizada online, e os moradores de Salvador podem votar se apoiam a medida através deste link. O Projeto de Lei (PL) nº 179/2024 tem como principal objetivo combater o principal inimigo da energia solar: a falta de conhecimento sobre o segmento. O PL prevê iniciativas de conscientização da população soteropolitana sobre a importância da energia solar; realização de eventos e atividades educativas; campanhas educativas e estímulo à adoção de políticas públicas e privadas sobre o tema.

“A instituição do Dia Municipal da Energia Solar é um marco importante para Salvador, pois reforçará o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável. Será uma oportunidade para a promoção de ações educativas, que vão ampliar o conhecimento da população sobre os benefícios da energia limpa”, afirma Marcos Rêgo, presidente da Associação Baiana de Energia Solar.

 De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) poderá articular com outras pastas, além de entidades públicas e privadas, a organização de eventos e ações alusivas à data. As despesas decorrentes da execução da lei serão decorrentes de dotação orçamentária própria.

“Salvador dará um passo importante rumo a um futuro mais sustentável. A iniciativa reforça o papel da cidade como referência no uso de energias renováveis e cria um ambiente favorável para ampliar o diálogo com a população, empresas e o poder público sobre os benefícios dessa fonte limpa e abundante”, reforça Geovane Luania.

A criação do Dia Municipal da Energia Solar é mais uma iniciativa para fortalecer o setor solar fotovoltaico. Além de não poluir, a energia solar é renovável, limpa e silenciosa. A energia solar ainda proporciona economia, ao reduzir a conta de luz em até 95%, trazendo retorno do investimento em até 2,5 anos.

Sobre a ABS

Fundada em 2018, a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) representa as empresas de energia solar do estado e tem como objetivos principais a capacitação técnica, a atuação regulatória, a assessoria jurídica e o fortalecimento do associativismo. Com mais de 90 associados, a ABS continua a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de energia solar na Bahia. Para mais informações, acesse: https://abahiasolar.org.br/

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia