Comunicador baiano James Martins anuncia lançamento do seu primeiro livro de poesia

Comunicador baiano James Martins anuncia lançamento do seu primeiro livro de poesia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno / Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 08/04/2025 às 08:27 / Leia em 3 minutos

O comunicador e poeta James Martins, autor do slogan “O Rio é o Brasil / São Paulo é o mundo / E a Bahia é a Bahia” – frase entoada pelo cantor Saulo -, irá lançar seu primeiro livro neste sábado (12), a partir das 16h, na Cervejaria ArtMalte, no Rio Vermelho, em Salvador. “Pré-Estreia (EP)” faz parte da coleção Cartas Bahianas, da editora P55, que completa exatamente 55 livros publicados.

Tendo a cidade de Salvador como uma espécie de pano de fundo, “Pré-Estreia” traz textos que abordam assuntos variados. O poema de abertura da obra, por exemplo, intitulado “Baby Lavanda”, foi musicado por Davi Moraes e sairá também no formato canção como primeiro single do próximo álbum do cantor. A pandemia, o amor, a violência, as facções, flashs do cotidiano são alguns dos temas presentes no livro apelidado de EP, de forma a marcar o seu diálogo (desde a capa) com a música popular brasileira.

Pré-Estreia (EP) é, na verdade, o meu pré-primeiro livro, como um EP mesmo, abrindo os caminhos para o LP que vem aí e que se chamará HIT’s. Sempre houve certa pressão pelo meu livro de estreia, por isso decidi brincar com a história ao ser convidado a publicar na coleção Cartas Bahianas, nesse momento especial em que ela completa 55 títulos, o que também me deixa honrado. Espero que a trama seja gostosa para quem ler“, explica o poeta.

James Martins.

Atualmente apresentador na Rádio Metrópole, James, que é soteropolitano, fez pesquisa e roteiro para o filme “Axé – Canto do povo de um lugar” (2017). Já publicou o ensaio “Caetano, baiano” no livro “Objeto não identificado – Caetano Veloso 80 anos” (Bazar do Tempo). Fez curadoria do programa “Voz da consciência”, apresentado pelo cantor Péricles, no mês da consciência negra em 2023. Prestou consultoria aos Museu Cidade da Música da Bahia e Casa do Carnaval Salvador. Atua como comentarista de carnaval, com colaborações na TVE e Rádio Metrópole/Macaco Gordo. Publicou os ensaios “Afoxés e Blocos Afro” e “Pagode e Pagodão” na série de livros do Museu Cidade da Música da Bahia. Como compositor, tem músicas em parceria com Saulo e Davi Moraes.

Além do livro de James, outras duas publicações também serão lançadas: “Minhas meninas”, de Mariana Paiva, e “Push (entre sem bater)”, de Claudius Portugal. Além da tradicional sessão de autógrafos, haverá um bate-papo com os três autores (Mariana, Claudius e James), mediado pelo jornalista Renato Cordeiro. Acontecerá ainda exposição e venda de todos os outros livros da coleção e sorteio de brindes.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia