A Orquestra Sinfônica da Bahia vai embalar o público da capital baiana com o espetáculo “#Shostavibes”, que celebra a obra do russo Dmitri Shostakovich (1906-1975), marcando os 50 anos de falecimento deste compositor. As apresentações acontecem nos dias 12 e 13 de abril, às 11h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, dentro do projeto OSBA Solar. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.
Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, o programa do concerto incluirá as obras “Abertura Festiva, Op. 96” e “Sinfonia de Câmara, Op.73a”. Segundo Prazeres, o projeto “#Shostavibes” desafia a visão tradicional de que a música clássica é algo relaxante, revelando a intensidade presente na obra de Shostakovich, capaz, por exemplo, de atrair fãs de gêneros como o rock e o heavy metal. “Shostakovich viveu durante o período do Governo Stalinista na Rússia, na época da Segunda Guerra Mundial. E toda essa atmosfera bélica, intensa e sombria da guerra está, muitas vezes, presente na sua obra”, explica.
A próxima edição do #Shostavibes já tem data marcada para acontecer. O espetáculo será realizado no dia 10 de maio, às 20h, na Casa Salvatore, com outro programa dedicado à obra de Shostakovich: o “Concerto para Violoncelo nº 2” e sua “Sinfonia Nº 10”. Os ingressos para esta apresentação estarão à venda a partir do dia 22 de abril, através da plataforma Sympla.