O Museu de Arte Moderna da Bahia recebe, nesta quarta-feira (9), a primeira mostra individual de Goya Lopes. Batizada de “Okòtò: Espiral da Evolução”, a exposição apresenta pinturas, gravuras e tecidos que percorrem diferentes momentos da carreira da artista e designer baiana. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer desde obras de sua formação acadêmica na Escola de Belas Artes da UFBA, passando por sua experiência na Itália, até sua consagração como referência no design e na arte têxtil brasileira. A entrada é gratuita.
O conceito de Okòtò, termo iorubá que representa a espiral da evolução, conduz a narrativa da exposição, trazendo a ideia de um movimento contínuo, que une passado, presente e futuro, que revela tanto a potência criativa da artista quanto o impacto de sua obra no imaginário coletivo. Além das peças artísticas, o público poderá conhecer a influência de Goya em espaços urbanos, onde suas intervenções visuais transformam fachadas, mobiliários e ambientes diversos.
Com mais de 50 anos de carreira, Goya é reconhecida por suas estampas com cores vibrantes e formas simbólicas que traduzem narrativas afro-brasileiras e popularizam sua estética em vestuário, objetos e ambientes. Além de 50 catálogos de retalhos, a exposição reúne peças de vestuário, figurinos artísticos e destaques de seu acervo pessoal.