Maior que Huawei, Apple e Samsung: líder em smartphone na China chega ao Brasil

Maior que Huawei, Apple e Samsung: líder em smartphone na China chega ao Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 07/04/2025 às 19:35 / Leia em 3 minutos

A gigante chinesa de tecnologia Vivo Mobile está oficialmente estreando no mercado brasileiro, mas sob um novo nome: Jovi. A mudança de identidade se deve à já conhecida operadora Vivo, da Telefônica Brasil, que detém os direitos sobre a marca no país. Para evitar conflitos e confusões com os consumidores, a fabricante optou por adotar um nome distinto para sua operação nacional.

Com sua chegada confirmada por meio de uma campanha que começou a circular nas redes sociais nesta segunda-feira (7), a Jovi já está produzindo smartphones no Brasil, com lançamento do primeiro modelo previsto para ocorrer até junho de 2025. A fabricação está sendo realizada na Zona Franca de Manaus, por meio de uma parceria com a empresa GBR Componentes da Amazônia, em operação desde janeiro.

A vinda da empresa ocorre em meio a um movimento mais amplo de entrada de marcas chinesas no país, como Oppo, Honor e Realme. No cenário internacional, a Vivo Mobile figura entre as maiores do setor: foi a líder de vendas de smartphones na China ao longo de 2024, com 49,3 milhões de unidades comercializadas, segundo dados da consultoria IDC. Outras firmas, como Canalys e Counterpoint, também colocam a fabricante entre as duas principais do mercado chinês, disputando o topo com Apple e Huawei.

Entre seus principais lançamentos recentes está o modelo X100 Ultra, aclamado pela crítica especializada por sua câmera de alto desempenho. Com um sensor principal de 200 megapixels e uma lente adicional de 50 MP, o dispositivo foi considerado por veículos como o GSMArena um dos mais avançados do mundo em qualidade de imagem. No entanto, até então, esses aparelhos estavam restritos ao mercado asiático, apesar da atuação global da empresa em mais de 60 países.

A Jovi informou que pretende ir além da simples venda de produtos no Brasil. A estratégia inclui a oferta de suporte técnico local e serviços de pós-venda, com o objetivo de conquistar a confiança do consumidor brasileiro e competir em um mercado dominado por grandes nomes como Samsung, Motorola e Apple.

Embora não tenha revelado os modelos que serão lançados inicialmente no Brasil, a expectativa é de que os dispositivos tragam as mesmas inovações tecnológicas que marcaram a trajetória internacional da empresa. A marca ganhou destaque global em 2018, ao apresentar o primeiro smartphone com leitor de digitais sob a tela, o X20Plus UD, durante a feira CES, em Las Vegas. Anos antes, em 2012, a fabricante já havia causado impacto com o lançamento do X1, o mais fino do mercado na época e o primeiro a oferecer áudio em qualidade Hi-Fi.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia