Em um gesto simbólico de incentivo à vacinação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a dose contra a gripe nesta segunda-feira (7), em Montes Claros (MG). A aplicação marca o lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em 2025, que começa simultaneamente em 20 estados das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Para esta edição, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses da vacina. A meta é imunizar ao menos 90% do público prioritário, estimado em cerca de 50 milhões de pessoas, incluindo crianças, gestantes e idosos.
Durante a agenda em Minas Gerais, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também vacinou o vice-presidente Geraldo Alckmin e destacou a importância da campanha coincidir com o Dia Mundial da Saúde.
“Entre as coisas mais importantes para salvar a vida de uma pessoa está o cuidado adequado com a saúde e a vacinação. Estar nesse Dia Mundial da Saúde ao lado do Presidente da República e de trabalhadores e trabalhadoras da saúde é muito significativo. O Brasil tem essa característica: a produção de insumos em saúde está diretamente combinada ao acesso da população à assistência de qualidade”, afirmou Padilha.
A campanha começou em março, com a distribuição inicial de 35 milhões de doses. Ao longo do primeiro semestre, devem ser entregues 67,6 milhões de vacinas nas quatro regiões contempladas nesta primeira fase. No segundo semestre, outras 5,9 milhões de doses serão enviadas à região Norte, respeitando o calendário de maior circulação do vírus naquela área. O investimento total é de R$ 1,3 bilhão, e o público-alvo geral da campanha soma 81,6 milhões de pessoas.
Saiba mais sobre a campanha aqui.