No dia 16 de maio, o Alô Alô Bahia promove uma grande celebração junina no Cerimonial Conceição da Praia, no bairro do Comércio. O evento, que reunirá 400 convidados, promete uma noite repleta de música, gastronomia típica e uma ambientação que homenageia as tradições nordestinas.
O local escolhido para a festa une história e modernidade. Anexo à Igreja da Conceição da Praia – de onde parte, em dezembro, o cortejo da mais antiga festa religiosa do Brasil –, o espaço mescla arquitetura contemporânea com elementos preservados de sua estrutura original.
Com um line-up 100% composto de artistas nordestinos, a festa será uma verdadeira imersão na cultura junina, trazendo desde o forró tradicional até um cardápio cuidadosamente elaborado com os sabores típicos do período.
“Além de sermos um agente de boas notícias, temos a missão de valorizar o que há de mais autêntico na cultura nordestina. Esse evento reforça o nosso compromisso com experiências marcantes e a conexão com grandes nomes”, destaca Victor Carvalho, diretor comercial do Alô Alô Bahia.
Reconhecido por eventos que marcam o calendário baiano, o portal já promoveu momentos históricos, como a celebração de seus 15 anos, em novembro de 2024, na Casa Pia, com shows de Gilberto Gil e Ivete Sangalo. Agora, o São João ganha um capítulo especial nessa trajetória, trazendo para o centro da cidade a energia vibrante dos festejos nordestinos.
Tradição
As festas juninas, ciclo que homenageia entidades cristãs, sobretudo Santo Antônio, São João e São Pedro, chegaram ao país via colonização portuguesa e ganharam cores e contornos locais. As mais populares delas continuam a ser promovidas por igrejas. Mas não é sempre que a religião dá o tom. Há grandes shows rolando sob bandeirolas e shoppings centers que organizam os próprios eventos, assim como prefeituras e grupos de empresários. Ainda assim, apesar das questões econômicas e financeiras, guarda-se a tradição nos lugares mais remotos. Parte dela, felizmente, pode ser encontrada na capital e, principalmente, no interior do estado, em uma multiplicidade de manifestações.