Irmã de Wanda Chase destaca legado da jornalista: ‘Compromisso com a vida, com as pessoas’

Irmã de Wanda Chase destaca legado da jornalista: ‘Compromisso com a vida, com as pessoas’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 04/04/2025 às 14:05 / Leia em 3 minutos

A produtora cultura Thelma Chase destacou o legado da irmã, a jornalista Wanda Chase, durante o velório que acontece no Cemitério do Campo Santo, nesta sexta-feira (4). Wanda morreu após uma cirurgia cardíaca, na madrugada de quinta-feira (3).

Em conversa com a imprensa, ela lembrou que Wanda tinha um compromisso no jornalismo, enquanto militante do movimento negro. “[Ela tinha] compromisso com a vida, com as pessoas, com artistas, com profissionais de todas as áreas. Wanda, como negra, em toda a matéria que ela fazia, tinha que ter uma pessoa negra. E essa era a forma que ela entendia que podia impulsionar, através da profissão dela, as pessoas negras”, disse, Thelma.

A produtora cultural disse ainda que a irmã foi acolhida pela Bahia e o carinho que tem recebido ajuda neste momento de luto. “A Bahia acolheu a Wanda. A paixão que ela tinha, ela não escondia, pela Bahia, pelo Bahia também. Ela era Bahia de coração e isso conforta a família“, afirmou.

“A vida é um ciclo e quando as pessoas vão e deixam um legado, isso conforta, dá conforto à família. As pessoas estarem aqui para prestarem as últimas homenagens à Wanda. Fora esses dois dias, os jornais com as reportagens, as homenagens, isso conforta, ameniza as dores, as saudades”, concluiu, em conversa com a imprensa.

Veja vídeo: 

Carreira
Wanda era considerada uma mulher pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia. Nascida no Amazonas, a jornalista passou por veículos como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, TV Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e pela TV Bahia, onde permaneceu 27 anos.

Militante do movimento negro, Wanda lutou sempre por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afrodescendentes. Após sua aposentadoria, a jornalista continuou ativa, escrevendo uma coluna no Portal iBahia e trabalhando em projetos como um livro sobre a Axé Music. No Carnaval deste ano, trabalhou todos os dias na cobertura pelo jornal A Tarde, no circuito Barra-Ondina.

Problemas de saúde
Ela estava recebendo atendimento médico há cerca de um mês, com problemas que começaram após a virose, quando ela começou a tossir bastante. Acompanhada por uma equipe de pneumologistas, Wanda foi posteriormente diagnosticada com infecção urinária e infecção intestinal, lidando com vários problemas de saúde depois do Carnaval.

“Na manhã da quarta-feira (2), ela foi orientada pela pneumologista que a acompanhava a buscar um cardiologista no Tereza (de Liseux). Teve o diagnóstico de aneurisma dissecante da aorta (doença grave que ocorre quando a camada interna da aorta se rompe. É uma emergência cardiovascular que requer diagnóstico e intervenção imediata)”, diz nota da família enviada ao jornal Correio.

Ainda segundo o jornal, ontem, por volta das 17h, a jornalista foi levada ao centro cirúrgico para fazer a cirurgia no coração. Foram seis horas de procedimento e os familiares foram informados depois que Wanda não evoluía bem.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia