Bruce Willis, de 70 anos de idade, foi fotografado durante um passeio em Los Angeles, nos EUA, companhado de um guarda-costas. O astro da franquia Duro de Matar, que tem demência frontotemporal e quase não fala mais, surgiu de vidros abaixados em um carro preto, usando um boné e blusa de moletom.
O ator completou sete décadas de vida no dia 19 de março. O norte-americano foi diagnosticado com afasia em 2022 e se aposentou devido à dificuldade de se comunicar. No ano seguinte, Bruce recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal (DFT). Ela é um dos principais tipos de doenças neurodegenerativas, da qual fazem parte o Alzheimer.
A DFT provoca mudanças de humor, comportamento e personalidade, e leva à dificuldade de compreender e de produzir a fala. Ela não tem cura e piora com o tempo. De acordo com o tipo de demência, os principais sintomas podem variar.
Eles são comportamentais (mudanças de personalidade, perda de inibição, atitudes agressivas, compulsões, irritabilidade, falta de interesse nas outras pessoas, entre outros); de linguagem (dificuldade para escrever ou falar, problemas de compreensão, dificuldade para reconhecer rostos, entre outros); e problemas motores (tremores, rigidez e espasmos musculares, perda de movimentos dos braços ou pernas, falta de controle para urinar ou defecar, entre outros).