Violência e insegurança são as maiores preocupações dos brasileiros, diz pesquisa

Violência e insegurança são as maiores preocupações dos brasileiros, diz pesquisa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Getty

Publicado em 02/04/2025 às 15:15 / Leia em 2 minutos

A violência se tornou a principal preocupação dos brasileiros, segundo a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (1º). O levantamento aponta que 29% dos entrevistados consideram a criminalidade o maior problema do país, um aumento em relação à pesquisa anterior, quando o índice era de 26%.

O crescimento da preocupação com a segurança pública tem sido constante. Em dezembro de 2023, apenas 10% dos entrevistados citaram a violência como principal questão nacional. O percentual subiu para 19% em julho do ano passado e agora chega a quase um terço dos brasileiros.

Diante desse cenário e das críticas sobre sua atuação na área, o governo federal busca fortalecer sua marca no combate à criminalidade. Entre as iniciativas está a PEC da Segurança Pública, proposta que enfrenta resistência de governadores, que temem a perda de autonomia sobre suas forças policiais, e deve encontrar dificuldades para avançar no Congresso.

Outras preocupações

Além da violência, questões sociais foram apontadas como a maior preocupação por 23% dos entrevistados, mantendo o mesmo índice do levantamento anterior. A economia aparece na terceira posição, citada por 19%, uma leve queda em relação às pesquisas de dezembro e janeiro, quando marcou 21%.

Outros temas também foram lembrados:

  • Saúde – 12%

  • Corrupção – 10%

  • Educação – 7%

A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

O levantamento também indica um aumento na desaprovação do governo Lula (PT). Segundo a pesquisa, 56% dos brasileiros desaprovam a gestão atual, enquanto 41% aprovam.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia