Universidade Federal do Rio Grande do Sul dará título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul dará título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações da CNN Brasil

@iude / Divulgação

Publicado em 02/04/2025 às 18:50 / Leia em 2 minutos

A Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao cantor Gilberto Gil.

A decisão, segundo a instituição, levou em consideração o currículo e importância histórica do artista, reconhecido dentro e fora do Brasil.

O conselho da universidade também destacou a postura do artista na defesa da democracia. “Em vez de calar-se [durante a ditadura militar], o músico continuou suas atividades nos anos seguintes, denunciando, no exterior, aquilo que se passava no Brasil”, aponta o parecer.

A proposta foi elaborada pelo Departamento de Antropologia e encaminhada ao Consun pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A entrega do título ainda não tem data para ocorrer.

Com a mais recente homenagem, o cantor baiano chega a 13º títulos de Doutor Honoris Causa. O primeiro está atrelado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2005. No ano seguinte, Gil foi agraciado pela Fundação Luiz Ademir de Cultura, e na Universidade de Aveiro, em Portugal.

No mesmo ano, o artista recebeu o título da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos. Já em 2007, foi a vez da Universidade de Ohio. Em 2008, na Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia de Lisboa, em Portugal.

Em 2021, foi homenageado pela Berklee College of Music, também nos Estados Unidos. Em 2023, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

O mais recente título foi em 2024, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia