Especialista explica condição de Fátima Bernardes: ‘É muito comum’

Especialista explica condição de Fátima Bernardes: ‘É muito comum’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 01/04/2025 às 13:56 / Leia em 2 minutos

A apresentadora Fátima Bernardes, de 62 anos, surpreendeu ao revelar que passou quase dois anos e meio sem viajar de avião após desenvolver um forte medo de voar. O trauma começou em 1997, quando ainda era casada com William Bonner, e sofreu um ataque de ansiedade seguido de crise de pânico durante um voo.

Nas redes sociais, Fátima contou que os episódios de ansiedade se manifestavam fisicamente e a fizeram evitar o meio de transporte por um longo período. Mesmo hoje, apesar de ter retomado as viagens aéreas, ela admite que ainda sente medo. “Toda vez que o avião começa a acelerar, eu estou chorando, de óculos escuros. Assim que termina a decolagem, a aeromoça já vem com um copinho de água”, relatou.

A psicóloga Leticia de Oliveira, em entrevista à revista Caras, explicou que o medo de voar é mais comum do que se imagina. “Muitas pessoas não se sentem confortáveis em um avião, mesmo sabendo que é um meio de transporte seguro. Isso acontece porque, emocionalmente, a sensação de falta de controle é muito forte”, esclareceu.

Segundo a especialista, a ausência de controle sobre a situação é um dos principais gatilhos para a ansiedade. “Diferente de um carro ou barco, onde há uma falsa sensação de controle, no avião a impotência é total. Não vemos o piloto, não sabemos o que vem pela frente e não temos para onde escapar. Isso gera vulnerabilidade”, explicou.

A psicóloga acrescenta que pessoas com perfil mais controlador tendem a sentir um desconforto maior durante os voos. “Elas estão acostumadas a solucionar problemas, mas, dentro de um avião, não há nada que possam fazer. Isso intensifica a ansiedade”, concluiu.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia