Médico explica diagnóstico de Othon Bastos: ‘Não responde da mesma forma’

Médico explica diagnóstico de Othon Bastos: ‘Não responde da mesma forma’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Beti Niemeyer/ Divulgação

Publicado em 31/03/2025 às 16:15 / Leia em 2 minutos

O ator Othon Bastos, de 91 anos, preocupou o público na noite de domingo (30) ao interromper a apresentação da peça “Não Me Entrego”, em São Paulo, após passar mal no palco. O artista precisou ser levado ao hospital para a realização de exames, mas já se recupera e informou que foi diagnosticado com uma virose.

Em entrevista à revista Caras, o infectologista Dr. Igor Maia Marinho comentou sobre o quadro de saúde do ator e a influência da idade na recuperação. Othon revelou que já sentia um leve mal-estar antes do espetáculo, mas decidiu seguir com a apresentação. No entanto, sua condição piorou, exigindo atendimento médico.

De acordo com o Dr. Igor Marinho, o termo virose é amplamente utilizado para definir infecções causadas por vírus, que podem afetar diferentes sistemas do corpo, como o respiratório, gastrointestinal ou até o sistema nervoso central. “Em muitos casos, o organismo se recupera naturalmente com repouso, mas algumas infecções virais podem exigir mais atenção, dependendo do tipo de vírus e da condição de saúde do paciente”, explicou o especialista.

Impacto da idade na recuperação

O médico destacou que, enquanto infecções virais podem ser leves em pessoas mais jovens, em idosos elas podem se manifestar de forma mais intensa devido à menor eficiência do sistema imunológico. “A idade avançada é um fator crucial na avaliação de qualquer quadro clínico. Aos 91 anos, o sistema imunológico já não responde como antes, e a capacidade do corpo de lidar com infecções é reduzida”, pontuou.

Além disso, idosos possuem menor reserva fisiológica, o que significa que seu organismo tem menos capacidade de compensar alterações causadas por doenças, mesmo que inicialmente consideradas leves. “Sintomas como mal-estar, fraqueza, febre ou desidratação devem ser observados com mais cuidado nessa faixa etária, muitas vezes justificando a hospitalização para evitar complicações”, alertou o Dr. Igor Marinho ao analisar o caso do ator.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia