Especialista aponta complicações do transtorno da mãe de Camila Pitanga: ‘Sofrimento emocional’

Especialista aponta complicações do transtorno da mãe de Camila Pitanga: ‘Sofrimento emocional’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

com informações da Caras

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 30/03/2025 às 16:49 / Leia em 2 minutos

Camila Pitanga(47) se tornou assunto neste mês após falar sobre sua relação com a mãe, Vera Manhães (73), e o transtorno de personalidade paranoide. O diagnóstico, que fez com que a também atriz se afastasse da profissão nos anos 1980, pode ter complicações para os pacientes.

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicanalista Fabiana Guntovitch explica que o transtorno da mãe de Camila Pitanga é um padrão persistente de pensamento, percepção e comportamento. Ela acrescenta que transtornos de personalidade causam sofrimento ou comprometimento funcional.

“Eles resultam da combinação de fatores genéticos e ambientais e, embora possam se atenuar com a idade, alguns traços podem permanecer mesmo após a diminuição dos sintomas mais intensos”, explica a especialista.

Guntovitch diz que pacientes que possuem estes transtornos desconfiam de outras pessoas e supõem que os outros pretendem prejudicá-los e até mesmo enganá-los, mesmo que não haja nenhuma justificativa para esses sentimentos.

“As principais complicações incluem dificuldades nos relacionamentos interpessoais devido à desconfiança exacerbada, ciúme extremo, conflitos constantes, isolamento social e sofrimento emocional. Além de interpretar mal as intenções dos outros, pessoas com o transtorno também podem guardar rancor por longos períodos e reagir com raiva ou retaliação a ofensas percebidas.”

Em entrevista ao portal Quem, Camila afirmou que sua mãe sempre foi como uma filha mais velha. Ela é fruto do relacionamento de Vera com o ator Antonio Pitanga (85), que ficou com a guarda da atriz e de seu irmão, Rocco Pitanga (44), após o fim do casamento em 1986.

Vera Manhães fez sucesso na televisão na década de 1970. Ela esteve no elenco de grandes novelas da Globo, como Marrom Glacê (1979), O Cafona (1971) e Roque Santeiro (1985) —título que foi seu último trabalho, já que, em 1986 ela se afastou da profissão para cuidar da saúde mental.

Leia mais notícias no CORREIO.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia