Um espaço para descansar, praticar esportes e contemplar a natureza. Esse pode ser um resumo dos mais de 10 parques que existem em Salvador. Cada um com a sua peculiaridade, mas todos com áreas amplas.
Dos orixás do Dique do Tororó aos imensos dinos da Lagoa dos Dinossauros, cada lugar é marcado por histórias importantes da cidade de Salvador. Entre os destaques, o Parque da Cidade, que é um pedaço de Mata Atlântica no coração da cidade. Árvores como Oiti, Ipê e Pau-Brasil, assim como jaqueiras, mangueiras e sapotizeiros, são facilmente encontrados na sua imensidão verde. No verão, o anfiteatro abriga shows.
Já o Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras XX, é um local sagrado para as religiões de matrizes africanas. É o primeiro parque do Brasil com nome de orixá. Além da Pedra de Xangô, há também um lago artificial, um memorial e uma cantina.
Confira a lista com 11 parques em Salvador:
Parque das Dunas
O parque é uma reserva de cerca de 6 milhões de metros quadrados. O espaço conta com auditório, salas de aula, centro de compostagem, horto de restinga, minhocário, biblioteca, lanchonete, sala de projeção, alojamento para pesquisadores, praça recreativa e um centro cultural.
Endereço: Av. José Augusto Tourinho Dantas, nº. 1001,
Praia do Flamengo
Horário: segunda a sexta-feira: 8h – 17h / Sábado: 8h às 13h
Parque da Cidade (Joventino Silva)
Inaugurado em 1975, o Parque da Cidade preserva significativo remanescente de Mata Atlântica e restinga em uma área de 724.000 mil metros quadrados. Além da imensa área verde, o local conta com um espaço permanente para oficina de grafite, o circuito de slackline, quadras de futebol, vôlei e pista de skate. Além de parques integrativos infantis, e a Praça Confúcio, um espaço dedicado à prática da meditação.
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, Itaigara
Horário: Terça a sábado 5h às 22h – Domingos e feriados 5h às 19h
Parque dos Ventos
O Parque dos Ventos possui 85 mil metros quadrados, e oferece 14 opções de lazer, inclusive para atletas profissionais. Lá é possível encontrar tabelas de basquete, quadra de vôlei, área para contemplação e piquenique, anfiteatro com capacidade entre 100 a 150 pessoas, quatro morrotes (pequenos morros) ligados por pontes de madeira laminada e estrutura metálica, escorregadeiras naturais, quiosques e área para uso de patins.
Endereço: Avenida Otávio Mangabeira, Boca do Rio
Horário: Terça a domingo 5h às 20h
Parque Pedra de Xangô
O Parque Pedra de Xangô é considerado um patrimônio cultural, geológico, simbólico e mítico da cidade. Além da sagrada Pedra de Xangô, há também um lago artificial, um memorial e uma cantina.
Endereço: Av. Assis Valente, 1266 – Cajazeiras 10
Horário: 24 horas (Administrativo: segunda a sexta 8 às 17)
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Salvador é considerado uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana. Situado no bairro de São Marcos, o espaço possui cerca de 160 mil metros quadrados de área, com espécies da Mata Atlântica.
Endereço: Av. São Rafael, s/n – São Marcos
Horário: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados das 8h às 14h.
Visita guiada nas terças, quartas e quintas-feiras, pela manhã e pela tarde. Telefone para agendamento da visitação: (071) 3202-5667 e 3202-5666.
Lagoa do Dinossauros
A Lagoa dos Dinossauros possui as réplicas do Velociraptor, Dilofossauro, Braquiossauro e outras. O local possui uma extensa área verde e um lago de 16.470 m².
Endereço: Av. Prof. Manoel Ribeiro, 618 – Stiep
Horário: de terça a domingo das 8h às 17h
Parque São Bartolomeu
Localizado entre a Enseada dos Cabritos e Pirajá. Com grande biodiversidade, abriga quatro cachoeiras, manguezal e a barragem do Rio do Cobre. Foi um dos palcos da Batalha de Pirajá, que culminou na Independência do Brasil na Bahia.
Endereço: Rua Oito de Novembro, 78, Pirajá
Parque Costa Azul
O Parque Costa Azul foi construído em uma área de 55 mil metros quadrados. Amplo, ele recebe feiras e outros eventos, como shows. O espaço possui dois playgrounds, campo de futebol, ciclovias e pistas de cooper, duas pistas de patinação, quatro restaurantes, anfiteatro ao ar livre para 600 pessoas, equipamentos de ginástica e estacionamento com 150 vagas.
Endereço: Rua Adelaide Costa, s/nº, Costa Azul
Horário: 9h às 23h
Parque de Pituaçu
Criado em 1973, com 493 hectares, o Parque Metropolitano de Pituaçu abrange hoje uma área de 392 hectares de área preservada, onde já foi catalogada uma grande diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. O espaço oferece opções recreativas, como trilhas ecológicas, quadras poliesportivas, além de áreas para caminhadas e ciclismo. Também é possível realizar eventos e visitas guiadas para grupos, mediante agendamento prévio.
Endereço: portão principal na Avenida Otávio Mangabeira (a pé) e na Avenida Netuno (a pé e de carro)
Horário: domingo a sábado, das 7h às 17h
Parque Metropolitano do Abaeté
Com uma área de 225 hectares, o parque protege dunas, lagoas e vegetação nativa, e é um dos cartões postais de Salvador. O Parque conta com infraestrutura de lazer, como bares, restaurantes e espaço para eventos culturais.
Endereço: Largo do Abaeté, Itapuã
Horário: o espaço do parque e a lagoa estão abertos ao público 24 horas/dia.
Dique do Tororó
O Dique do Tororó é um respiro no centro da cidade. O lago natural é tombado pelo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Oito esculturas de orixás estão montadas na lagoa há quase 30 anos. A instalação artística é de Tatti Moreno.
Além da beleza natural, o espaço conta com quiosques de apoio e lanchonetes, calçadão, e sanitários públicos. Quem deseja praticar esportes, conta com pista de cooper, píer para pesca, clube náutico, equipamentos de ginástica e uma das unidades da Academia Salvador.
Endereço: Avenida Vasco da Gama
Horário: aberto ao público 24 horas