A cantora Naiara Azevedo, 35 anos, revelou que teve menopausa precoce. A artista descobriu o diagnóstico aos 28 anos depois de sentir um “calor insuportável”, como se o pescoço dela estivesse “pegando fogo”.
Naiara disse ainda que não procurou o ginecologista de imediato porque não menstruava, então, não imaginou que pudesse ser um problema ginecológico. “Eu já não tinha ciclo menstrual há muitos anos, como eu já não tinha menstruação, não fui logo ao ginecologista“, explicou.
Os sintomas apareceram simultaneamente, chamando a atenção da cantora. “Parecia que estava tudo descompensado e acontecia ao mesmo tempo. Fui indicada a um ginecologista que depois de fazer uma investigação me diagnosticou com menopausa precoce”, contou, em entrevista ao jornal O Globo.
Além do calor, ela começou a sentir insônia, ganhar peso de forma rápida, além de sofrer alterações de humor. “Menopausa não é reversível, mas é tratável“, diz.
Após o diagnóstico, ela descobriu que tinha casos de menopausa precoce na família. “A ginecologista fez toda uma investigação e descobriu as quedas das minhas taxas hormonais. E depois eu fui procurar saber da minha família e tem casos na minha família, tanto materna quanto paterna”, contou.
Ela fez um tratamento de reposição hormonal, e agora pensa como vai realizar o sonho de ser mãe. “O que eu fiz foi tratamento, reposição hormonal. O que me preocupou foi o fato de não poder ter filhos de forma natural. Eu sempre tive o sonho de ser mãe, é uma coisa que eu sempre converso muito, é sobre fazer o tratamento e aí talvez eu possa ter filho de forma natural.