A partir deste sábado (29), algumas linhas de ônibus terão seus itinerários modificados para permitir a realização de obras em Massaranduba e Paripe. As intervenções, conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), incluem melhorias na drenagem e requalificação viária, com previsão de conclusão em 90 dias.
Alterações em Massaranduba
Na Rua Resende Costa, que liga Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro a Massaranduba, as linhas que trafegam pelo trecho serão desviadas para permitir obras de micro e macrodrenagem.
Os ônibus que seguem em direção à Avenida Caminho de Areia passarão pela Rua Demóstenes Paranhos, Rua Lopes Trovão, Praça Lopes Trovão (Largo da Massaranduba) e Rua Carlos Lopes, antes de retornarem à via principal. Já no sentido Rua Luiz Régis Pacheco, o trajeto permanecerá inalterado.
Linhas afetadas:
- 0208 – Massaranduba x Lapa
- 0214 – Massaranduba x Estação Hiper BRT
- 0221 – Ribeira/Barbalho x Garcia
- 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa
- 1055 – Estação Mussurunga x Ribeira/São Joaquim
- 1145 – Terminal Acesso Norte x Ribeira
- 1149 – Terminal Acesso Norte x Uruguai/São Joaquim
- 1342 – Estação Pirajá x Bonfim/Ribeira
- 1535 – Vista Alegre x Ribeira
- 1608 – Paripe x Ribeira
- 1638 – Fazenda Coutos x Ribeira
- 1662 – Base Naval x Ribeira
Alterações na Estrada Velha de Paripe
Obras estruturais e de requalificação viária na Rua Almirante Tamandaré, Rua Dr. Eduardo Dotto, Avenida Afrânio Peixoto e vias adjacentes também exigirão mudanças no itinerário de algumas linhas.
Ônibus que trafegam no sentido BA-528 com destino à Rua Dr. Eduardo Dotto deverão acessar a Rua 2 de Julho de Paripe e a Rua da Independência antes de retomarem o trajeto original. Para atender os passageiros, um novo ponto de parada será implantado na Rua 2 de Julho de Paripe, próximo à Rua da Independência. No sentido oposto, não haverá alterações.
Linhas afetadas:
- 1651 – Base Naval x São Thomé
- 1662 – Base Naval x Ribeira
- L101 – Base Naval x Baixa do Fiscal (via Escola de Menores)
Para minimizar os impactos, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e prepostos da Integra estarão nos locais orientando usuários e motoristas até a conclusão das obras.