Na véspera do aniversário de 476 anos de Salvador, a cidade ganhou um novo viaduto de retorno na Avenida ACM. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis para reduzir congestionamentos e ampliar a mobilidade na região, por onde passam sete de cada dez ônibus e cerca de 30% da frota de 1,2 milhão de veículos da capital baiana.
A estimativa é que, com a intervenção, haja uma economia média de quase seis horas por mês no tempo de deslocamento neste trecho da cidade.
O equipamento recebeu o nome do publicitário baiano Duda Mendonça (1944-2021) e fica localizado defronte ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar. O investimento foi de R$50,7 milhões. O viaduto possui duas faixas para veículos e uma passarela para pedestres. A obra também inclui macrodrenagem, drenagem, pavimentação asfáltica e iluminação em LED.
Além da infraestrutura viária, a obra recebeu um projeto paisagístico com plantio de 8,4 mil metros quadrados de grama esmeralda e de 130 árvores, incluindo variações de ipês.
A nova estrutura foi projetada para desafogar um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade. Isso porque, antes, motoristas que trafegavam pela Av. ACM no sentido Retiro e precisavam retornar para a região do Shopping da Bahia eram obrigados a seguir até a Rótula do Abacaxi e acessar o retorno próximo à Estação Acesso Norte.
“Como tantas obras que nós entregamos, essa vai contribuir ainda mais para desafogar toda esta região. Quem vem da Avenida Paralela não vai precisar ir até lá para retornar para esse novo centro comercial, que é toda esta região aqui do início da Avenida ACM e tem diversos prédios comerciais, prédios de serviços públicos, diversas unidades educacionais e igrejas. Então, vai melhorar o tempo de deslocamento das pessoas. Tempo é qualidade de vida, permite mais tempo para a pessoa descansar, para estar com sua família, para ter mais espaço e lazer, para estudar”, afirmou o prefeito.
Essa configuração gerava retenções significativas, já que a área concentra fluxos vindos das avenidas Bonocô, Barros Reis, Heitor Dias e do Shopping Bela Vista. Com o novo viaduto, os condutores, agora, podem realizar o retorno antes do acesso à Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), facilitando a circulação e reduzindo o tempo de deslocamento.
Bruno Reis destacou que, nesta região, passam 7 dos 10 ônibus que circulam na cidade. “Aqui passam diariamente 400 mil veículos de uma frota de 1,2 milhão que nós temos em Salvador. Portanto, passam 30% dos veículos da nossa cidade. Essa região, há pouco tempo, sofria muito com os engarrafamentos. E graças a tantas obras que nós realizamos, nós mudamos essa realidade. Só nesta região, foram um conjunto de elevados, de viadutos, de mergulhões que nós entregamos”, acrescentou.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, explicou que a nova obra vai melhorar muito o tempo de deslocamento de quem passa pela região. “No horário de pico, por exemplo, você leva 15 minutos para fazer o retorno na Rótula Abacaxi e chegar nessa região. Você vai fazer hoje em um minuto. Então isso dá uma economia, fazendo um cálculo rápido, de quase 6 horas, considerando os 22 dias úteis (no mês)”, pontuou.
Ele elencou outras obras da prefeitura na região, como o viaduto direcional para quem se desloca a partir da região do Itaigara e segue em direção ao Acesso Norte. “As pessoas não vão mais precisar fazer aquele cruzamento em frente à Madeireira Brotas, que é motivo inclusive de muito trânsito. Vai economizar bastante tempo das pessoas, vai dar uma nova dinâmica à cidade”, salientou, ao apontar ainda que está em andamento a intervenção de uma alça de acesso do viaduto para quem se deslocada da Avenida Barros Reis no sentido à Avenida Bonocô e de uma trincheira para facilitar a mobilidade na região do Cabula.
Ver essa foto no Instagram