Mais um fim de semana chegou e Salvador se transforma em um grande palco cultural, oferecendo uma programação diversa para todos os gostos. Da celebração pelos 476 anos de Salvador, oficialmente no sábado (29), à música baiana ao som de Hiran e Carlinhos Brown, passando pelas experiências imersivas do teatro e do stand-up, a capital baiana pulsa com arte e criatividade e tem como destaques a série de três shows de Liniker e o “Festival da Cidade”, de graça, na Praça Municipal, com shows de Àttooxxá, Pabllo Vittar, Rachel Reis, Cortejo Afro, Russo Passapusso, Larissa Luz e Sued Nunes. Confira os destaques da agenda e aproveite!
* Sexta-feira, 28 de março:

Hiran | Foto: Pedro Ommã
O rapper Hiran apresenta em Salvador o show “Hiran canta Brown”, às 21h, no Pátio Iyá Nassô (Barroquinha). No palco, o artista celebra o legado de um dos grandes ícones da música baiana, o músico Carlinhos Brown, e contará com as participações das cantoras Majur e Nininha Problemática. A entrada é gratuita.

Ópera-Buffa | Foto: Divulgação
A Ópera-Buffa, banda formada por Jonga Cunha, Rafa Chaves e Rafael Jardim, dá início, às 19h, aos seus ensaios mensais no Bão Barra, recém-inaugurado no Jardim Brasil. As apresentações acontecerão sempre na última sexta-feira de cada mês, apostando em um formato inovador de show que mistura entretenimento, música e tecnologia de forma criativa e acessível, com direito a participação remota de artistas convidados, através de telões de LED. O couvert artístico é R$ 15.

“Caymmi e o Mar | Foto: Divulgação
O espetáculo musical “Caymmi e o Mar”, do Núcleo de Teatro e Artes integradas do Barracão das Artes, faz curta temporada no Museu de Arte da Bahia, celebrando o legado de um dos principais artistas da Bahia, Dorival Caymmi. Com direção de Fábio Viana, o espetáculo une teatro, dança, artes circenses, literatura, artes plásticas e música, celebrando o universo poético, mítico, místico e atemporal criado pelo artista, que tão bem retratou Salvador e Bahia. As apresentações acontecem entre os dias 28 e 31 de março e os ingressos estão à venda no Sympla.

Guilherme Arantes | Foto: Divulgação
A próxima edição do CineSom homenageia Guilherme Arantes, no Cinema do Museu Saladearte, no Corredor da Vitória, a partir das 18h30, quando será exibido “Nausicaä do Vale do Vento” (1985), de Hayao Miyazaki, tributo ao homenageado, que ecoa as preocupações presentes na música “Planeta Água”. Logo após a exibição, às 20h30, estabelecendo o diálogo entre cinema e música, o cantor Jader Oliveira canta os grandes sucessos do artista. Os ingressos são vendidos na bilheteria do Cinema do Museu, pelo site da Saladearte ou através do Whatsapp (71) 99981-7560.

Irma Ferreira | Foto: Israel Fagundes
Irma Ferreira apresenta o show “Em Cantos de Òríṣá”, às 20h, no Sesc Casa do Comércio. Na apresentação, que celebra a riqueza das tradições afro-religiosas, a artista compartilha com o público a conexão entre a música e a ancestralidade, por meio de Oríkìs (cantigas), Àdùrás (rezas) e Itans (histórias) dos Orixás do panteão Nagô Vodun, bem como canções brasileiras que exaltam a cultura negra. Com um repertório que atravessa o sagrado, a artista propõe um mergulho sonoro e espiritual. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Jhordan Matheus | Foto: Divulgação
Jhordan Matheus, um dos grandes destaques da nova geração do stand-up comedy brasileiro, se apresenta no Teatro Faresi com seu mais recente espetáculo solo, “Passando de Fase”, na sexta (28) e sábado (29), às 20h, e no domingo (30), às 19h. O novo show promete uma jornada mais íntima pela vida do comediante, oferecendo ao público um vislumbre das experiências e desafios que moldaram sua carreira. Com uma abordagem descontraída, aberta e engraçada, Jhordan compartilhará momentos marcantes e perrengues que o levaram à sua atual realidade profissional. Os ingressos estão à venda no Sympla.

NEOJIBA | Foto: Divulgação
Sob a regência do maestro Ricardo Castro, o NEOJIBA inicia uma nova temporada de concertos gratuitos na capital baiana. As primeiras apresentações acontecem nesta sexta (28) e sábado (29), no Teatro Salesiano, em Nazaré. No programa dos espetáculos, estão obras de Carlos Gomes, Jean Sibelius, Alberto Ginastera e Leonard Bernstein, que trazem diferentes expressões do nacionalismo na música de concerto.
* Sábado, 29 de março:

Liniker | Foto: Caroline Lima
Liniker é um dos grandes destaques do fim de semana, com três shows até segunda-feira (31), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A cantora traz sua aclamada turnê “CAJU”, inspirada no álbum homônimo, o segundo da sua carreira solo. O disco é inspirado em um dia de 24 horas de sol e deu vida ao show dividido em quatro atos. Ainda há ingressos para o último show, no Sympla.

Se Acaso Você Chegasse | Foto: Fabio Bouzas
Aclamado pelo público, o musical “Se Acaso Você Chegasse” tem três sessões em Salvador, no sábado (29) e domingo (30), no Teatro Moliére da Aliança Francesa. O espetáculo, escrito por Elísio Lopes Jr. e dirigido por Antônio Marques, homenageia a cantora Elza Soares, que chegou a prestigiá-lo. Em cartaz há 15 anos, a peça é considerada uma das mais emocionantes celebrações da trajetória da artista, retratando diferentes fases de sua carreira, entrelaçando momentos marcantes com suas inesquecíveis canções. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Os Saltimbancos | Foto: Divulgação
A criançada também tem vez no fim de semana, com a apresentação do musical “Os Saltimbancos”, no sábado (29), às 16h, e no domingo (30), às 11h, no Teatro Jorge Amado. A primeira montagem profissional do espetáculo em Salvador conta com arranjos originais e músicas cantadas ao vivo pelo elenco. Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, o musical transmite mensagens importantes sobre união e resiliência, através de trilha sonora marcante de Chico Buarque. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Rooftop do Canto Hotel | Foto: André Fofano
O Rooftop do Canto receberá o Samba Experience, a partir das 15h, unindo o melhor do samba à linda vista para o mar, enquanto o sol se põe. Na ocasião, o público poderá degustar um menu exclusivo de finger foods e drinks, enquanto curte o som de participação como Jairinho. Os ingressos estão à venda no Ingressos Simples.

JAM no MAM | Foto: Pedro Gabriel
O Museu de Arte Moderna da Bahia recebe mais uma edição do JAM no MAM. Às 18h, o Trio Cravo & Canela apresenta o show em comemoração ao lançamento de seu primeiro EP, que mistura a riqueza musical brasileira com a liberdade do improviso. O trio instrumental baiano vai interpretar, além de um repertório com clássicos da música nacional, quatro canções autorais. Depois deste momento inicial, a Geleia Solar, banda base da JAM, assume o palco para iniciar a jam session propriamente dita, dividindo solos e experimentações sonoras tanto com o Trio quanto com artistas presentes na noite. Os ingressos estão à venda no Ingresso Live.
* Domingo, 30 de março:

MUDEIdeNOME | Foto: Bruno Concha
Dentro da programação dos 476 anos de Salvador, o público poderá curtir mais uma edição da “Volta no Dique”, promovida pelo Movimento Musical MUDEIdeNOME, em parceria com a Prefeitura. O show, a bordo do Pranchão, reúne Ricardo Chaves, Ramon Cruz e Jonga Cunha, às 11h, no Dique do Tororó. No percurso gratuito, que parte em frente à Arena Fonte Nova, os músicos revivem clássicos da música baiana e sucessos autorais do grupo, com participação especial de Tonho Matéria.
Também em torno do aniversário da capital baiana, oficialmente celebrado no sábado (29), o “Festival da Cidade” ganha mais uma edição, com shows de Àttooxxá, Pabllo Vittar, Rachel Reis, Cortejo Afro, Russo Passapusso, Larissa Luz e Sued Nunes, na Praça Municipal, a partir das 18h, com entrada gratuita. Confira programação completa.