O esquiador olímpico Berkin Usta, de 24 anos, morreu de forma trágica após um incêndio no Hotel Kervansaray, em Uludağ, na cidade de Bursa, na Turquia. Ele estava no local com seu pai, Yahya Usta, que também não sobreviveu. O incidente ocorreu na madrugada de quinta-feira (27), por volta das 5h30.
O local, que tem uma estação de esqui, estava fechado para visitantes desde janeiro, mas ainda mantinha 12 funcionários. Segundo o jornal ingles The Sun, várias pessoas foram hospitalizadas devido à inalação de fumaça. As autoridades turcas investigam o motivo de Berkin e seu pai estarem no hotel.
O incêndio teria começado na cozinha e rapidamente se alastrou por todo o imóvel. Os bombeiros levaram cerca de duas horas para controlar as chamas, mas os andares superiores já haviam sido destruídos.
Prefeito da cidade, Mustafa Bozbey declarou que o hotel havia sido fechado em janeiro, após a revogação de suas autorizações. “Realizamos uma inspeção neste hotel em janeiro. Identificamos deficiências e as compartilhamos com as instituições relevantes”, afirmou.
Em nota oficial, o ministro dos Esportes da Turquia, Osman Askin Bak, lamentou a tragédia. “Perdemos um dos nossos grandes talentos do esqui e um importante nome do esporte no país. Meus sentimentos à família e a todos que sentirão essa perda irreparável”.
Berkin Usta nasceu em Bursa em 29 de maio de 2000 e começou a esquiar aos 2 anos, inspirado por seu pai, Yahya, que também foi esquiador alpino nacional. O atleta representou a Turquia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, competindo no slalom gigante e no slalom. Ele também estudava Comércio Internacional e Negócios na Universidade Bilgi de Istambul.
Já Yahya Usta, de 57 anos, era presidente da Associação Turca de Professores de Esqui e Snowboard.
Em comunicado, a Federação Turca de Esqui lamentou as mortes. “É um dia de luto para o esporte na Turquia. Berkin e Yahya dedicaram suas vidas ao esqui e sempre representarão o espírito do nosso esporte. Nossos corações estão com a família e amigos”.