Após passar por uma reforma, a loja matriz de A Cubana, sorveteria fundada em 1930 ao lado do Elevador Lacerda, em Salvador, reabriu suas portas há menos de um mês com cara nova. O endereço, que é o mais antigo da marca e um dos mais tradicionais da cidade, foi modernizado em sintonia com a renovação do próprio equipamento urbano, reforçando sua vocação turística e afetiva.
“Essa localização é parte da nossa história e identidade”, afirma Marcos Bouzas, um dos sócios e membro da terceira geração da família, na qual seu avô José Bouzas Miguez serve como grande referência. “O Elevador Lacerda é um ícone da cidade e estar ao lado dele nos conectou diretamente ao coração de Salvador — tanto para os baianos quanto para os turistas. Milhares de pessoas têm como memória afetiva o sorvete da Cubana depois de um passeio no Centro Histórico. Essa visibilidade natural ajudou a consolidar nossa marca como parte viva da história da cidade”, acredita.
Ao longo das décadas, o endereço tornou-se ponto de encontro de gerações. “De acordo com nossas pesquisas e registros, A Cubana é a primeira sorveteria da Bahia em data de fundação e continua sendo a mais antiga em atividade contínua do estado e, possivelmente, do Brasil — um marco que muito nos orgulha e que reforça o nosso compromisso com a tradição e a qualidade”, declaram os sócios Alexandre e Fernanda Bouzas em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Primeira soverteria da Bahia, A Cubana reabre loja histórica ao lado do Elevador Lacerda após reforma
O projeto de retrofit da loja foi assinado pelo escritório MYT Arquitetura e buscou resgatar a atmosfera clássica da sorveteria com um olhar contemporâneo. O novo ambiente oferece mais conforto, acessibilidade e um cardápio visual reformulado, com mais de 50 sabores de sorvetes, além de releituras das tradicionais taças e sobremesas da casa. Os clássicos Dusty Miller, Bolinho da Cubana e Maltado de Coco – que são sucesso absoluto -, permanecem firmes no cardápio.
Atualmente, a sorveteria conta com cinco unidades em Salvador: além da matriz no Elevador Lacerda, há lojas no Pelourinho, Pituba (Madison Plaza), Rio Vermelho (Vila Caramuru) e Itaigara (Shopping Cidade). Os planos para o futuro incluem a ampliação da fábrica, expansão do delivery, crescimento da área de eventos sociais e corporativos e novas unidades em breve. Outro destaque é o fortalecimento do Clube Cubana, programa de relacionamento que oferece benefícios e cashback para os clientes fiéis.
Veja fotos:

Primeira soverteria da Bahia, A Cubana reabre loja histórica ao lado do Elevador Lacerda após reforma

Primeira soverteria da Bahia, A Cubana reabre loja histórica ao lado do Elevador Lacerda após reforma

Primeira soverteria da Bahia, A Cubana reabre loja histórica ao lado do Elevador Lacerda após reforma
Conheça a história da primeira sorveteria da Bahia
A primeira sorveteria da Bahia surgiu em 1930, juntamente com a reinauguração do Elevador Lacerda, que passou por uma ampliação e foi reaberto naquele ano. A sorveteria A Cubana recebeu esse nome por ter sido fundada por um cubano radicado no Brasil. Sua família teria uma sorveteria nos Estados Unidos e, ao vir para o Brasil, decidiu abrir uma loja por aqui.
“Este é um dos motivos de termos no cardápio itens como Sundae, Dusty Miller e Banana Split. Todos servidos em belas taças, como eram antigamente”, conta Marcos Bouzas, um dos donos da sorveteria.
O avô de Marcos, o espanhol José Bouzas Migue, foi quem comprou a sorveteria em 1942. A família cuida dos negócios desde então e de lá para cá já abriram outras unidades pela cidade. A loja na Praça Tomé de Souza tem uma das vistas mais icônicas da primeira capital do Brasil, tendo lugar cativo no roteiro dos visitantes e moradores. Excelente local para entender um pouco sobre essas duas cidades: Cidade Alta e Cidade Baixa.