Após mais de um mês internado por conta de uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco fará sua tradicional bênção no domingo de Páscoa, 20 de abril. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta quinta-feira (27). Apesar do anúncio, ainda não está confirmado se o Pontífice presidirá as demais celebrações da Semana Santa. “A presença do Papa durante a Semana Santa será decidida conforme a evolução de sua saúde nas próximas semanas”, informou a Santa Sé.
O Papa Francisco recebeu alta no último dia 23 de março, após mais de um mês internado no Hospital Gemelli, em Roma, para tratamento de uma pneumonia bilateral. Da janela do quinto andar do centro de saúde, o pontífice fez sua primeira aparição pública, acenando e dando a bênção aos fiéis. “Obrigada a todos”, afirmou Francisco.
De volta à Casa Santa Marta, no Vaticano, o Santo Padre segue com terapias de reabilitação motora e respiratória e sem participar de eventos públicos. Durante entrevista ao jornal italiano Corriere Della Serra , o chefe da equipe médica do pontífice, Sergio Alfieri, revelou que o pior momento de Francisco ocorreu em 28 de fevereiro, quando teve uma piora drástica em seu estado de saúde.
“Pela primeira vez vi lágrimas nos olhos de algumas pessoas ao seu redor. Pessoas que, percebi durante esse período de internação, o amam sinceramente, como um pai. Estávamos todos cientes de que a situação havia piorado ainda mais e que havia um risco real de que ele não sobrevivesse”, relatou o médico. O pontífice estava consciente de sua gravidade e chegou a declarar: “Está ruim”.
Ainda de acordo com o médico, embora a pneumonia dupla tenha sido completamente curada, o Papa ainda pode ter alguns vírus em seus pulmões e será mantido em repouso por dois meses, seguindo um estilo de vida mais calmo, com restrições para evitar infecções e esforço físico.