A Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), anunciou nesta quarta-feira (26) uma mudança em sua gestão. Vladimir Pinheiro deixa a direção-geral, e Sandro Magalhães assume o comando da instituição, trazendo sua experiência na área cultural e educacional para fortalecer as políticas públicas do setor.
Quem é Sandro Magalhães?
Professor da rede pública, Sandro Magalhães tem trajetória na gestão cultural. Graduado em Letras Vernáculas, com pós-graduação em Gestão Pública e Políticas Culturais, ele também é especialista em Estudos Culturais, História e Linguagens.
Na administração pública, atuou na Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Bahia, foi conselheiro estadual de cultura e exerceu os cargos de secretário de Educação e Cultura e vereador de Serrinha (2009-2012). Atualmente, coordena a Feira Literária Internacional de Serrinha, consolidando seu compromisso com a literatura e a democratização do acesso à leitura.
O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, destacou a escolha de Magalhães para a nova gestão: “Sandro é professor e tem uma trajetória reconhecida na política e gestão pública, inclusive na própria SecultBA.”
Ao se despedir da fundação, Vladimir Pinheiro foi elogiado pelo secretário Bruno Monteiro: “Encerramos um ciclo de sucesso na Fundação Pedro Calmon. Vladimir é um exemplo de gestor comprometido com as políticas públicas da cultura. Agradeço imensamente pelo companheirismo e competência.”