Salvador conquistou o prêmio SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025, na categoria Equidade Social, com o projeto Mulher no Volante. A premiação reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis que buscam melhorar a qualidade de vida nas cidades e transformar desafios urbanos em soluções tecnológicas e sociais.
A entrega do prêmio ocorreu nesta terça-feira (25), em Curitiba, durante o maior evento de cidades inteligentes das Américas. Esta é a segunda edição do prêmio. No ano passado, a capital baiana teve o projeto “Salvador Capital Afro” concorrendo como finalista da categoria “Cidades Inteligentes”.
O Mulher no Volante visa promover a inclusão e a autonomia das mulheres no trânsito, oferecendo capacitação e oportunidades para o aumento da participação feminina no setor de transporte e mobilidade urbana. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude e é realizado em parceria com as pastas de Mobilidade e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e com os serviços Social do Transporte e Nacional de Aprendizagem do Transporte.
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, celebrou o resultado e disse que a construção da autonomia feminina e oportunidade de emprego é política pública prioritária. “O Mulher no Volante oferece a capacitação no setor de transportes, mas mais do que isso, fortalece a inclusão e o potencial de cada mulher, além de ser intersetorial com a coordenação da SPMJ, em parceria com a Semob e Semdec”, destacou.
A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, que representou a Prefeitura na cerimônia de entrega da premiação, ressaltou que Salvador se consolida cada vez mais como uma cidade que tem iniciativas inovadoras, que melhoram a qualidade de vida das pessoas, e nesse caso, especialmente das mulheres.
“Demonstra como nós temos trabalhado com a política de gênero, transversalizando com outras secretarias, ou seja, hoje a política de gênero é uma preocupação de todas as áreas da Prefeitura de Salvador. E, nesse espaço, o projeto traz a inclusão e autonomia das mulheres no sistema de mobilidade. Mulheres muitas oriundas de violência doméstica familiar ou de vulnerabilidade social que passam a fazer parte da cadeia econômica da nossa cidade”, salientou.
O secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, a premiação é uma vitória da cidade de Salvador que amplia o olhar de equidade. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas essa conquista é muito significativa e estamos avançando em busca de um transporte coletivo ainda mais igualitário”, frisou.
O projeto
O Mulher no Volante, iniciado em 2022, oferece CNH gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade, com capacitação para condução de transportes individuais e coletivos. Além de formar mototaxistas e taxistas, prepara condutoras para o sistema BRT de Salvador, gerando impacto social, econômico e inovação para a cidade.
Desde o início do projeto, foram oferecidas 215 vagas para beneficiárias, com um total de 144 inscritas. Destas, 112 mulheres concluíram a formação, o que representa uma taxa de conclusão de 78%. Em 2024/2025, o projeto segue em andamento com 150 vagas disponibilizadas, das quais 50 já foram preenchidas. Até o momento, 47 mulheres seguem em formação e duas já concluíram o curso.