Um lobo-guará atropelado na BR-242, no Oeste da Bahia, passou por cirurgia, após ser resgatado por uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos nas proximidades da cidade de Luís Eduardo Magalhães. O animal, que sofreu fraturas nas duas patas dianteiras, recebeu o primeiro socorro ainda no local, sendo atendido pelo Centro de Conservação e Educação Socioambiental Parque Vida Cerrado, e encaminhado a Salvador para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres.
“Após estabilização do estado clínico, o lobo-guará atendido no Parque Vida Cerrado precisou ser transferido para o Cetas, na capital baiana, onde constatamos a necessidade de intervenção cirúrgica nas duas patas dianteiras, uma ação para que o animal recupere suas funções de locomoção. A intervenção foi um sucesso, o animal respondeu muito bem aos procedimentos realizados, tendo um excelente pós-operatório e agora passará pelos cuidados de uma equipe multidisciplinar, que dará continuidade ao tratamento e processo de reabilitação”, explica o médico veterinário e coordenador de gestão de fauna do Inema, Vinícius Dantas.
A operação ocorreu com o apoio do Instituto de Cirurgia Ortopédica e Neurológica Veterinária, que disponibilizou seu centro cirúrgico localizado no bairro do Rio Vermelho.
O resgate
À frente da ação de resgate, o técnico da Unidade Regional do Inema de Barreiras, Danilo Cezar, detalha sobre os procedimentos adotados para o atendimento e manejo adequado do animal. “Fomos acionados por moradores e instituições para liderar o resgate de emergência. Devido ao estado delicado e da espécie estar na lista das ameaçadas de extinção, a ação precisou ser em curto espaço de tempo”. O técnico também fez questão de alertar que essa rodovia é de grande fluxo e por isso a atenção deve ser redobrada, não só por conta da travessia de lobos, mas também dos demais animais silvestres que têm no Cerrado seu habitat natural.
Só neste mês, 10 dias depois do primeiro resgate, outro lobo também foi atropelado na mesma região, desta vez no município de São Desidério. Como a situação de saúde não apresentava gravidade, o animal foi encaminhado para o Criadouro Fazenda Trijunção, referência no atendimento veterinário à fauna silvestre do Cerrado.