Os atores Samuel de Assis, Felipe Velozo e Amaury Lorenzo preparam um espetáculo inédito que vai celebrar a relação de amizade e destacar suas vivências enquanto homens negros. A estreia de “Por que não nós?” acontece nos dias 17 e 18 de maio, às 21h, no Teatro Jorge Amado. A produção tem texto de Júlia Spadaccini e direção de Débora Lamm e Cátia Costa.
Na peça, a intimidade entre os amigos ganhará destaque, mesclando relatos autobiográficos, ficção, metateatro e comédia para discutir temáticas como amor, identidade e educação emocional. “Nosso espetáculo é uma homenagem ao teatro, uma celebração daquilo que vivemos. E queríamos falar de questões nossas, como a masculinidade tóxica, o afeto, tudo de depauperado que temos enquanto três homens pretos que moram no Rio e que lutam pela sua arte”, define Amaury, em entrevista ao CORREIO.
Na trama, os três atores interpretam as amigas Ângela, Celeste e Catarina, que se apoiam durante um término de relacionamento, mesclando momentos entre o feminino e o masculino. “A gente usou esse artifício justamente para falar sobre a falta de educação emocional que nós, homens, temos”, explica Samuel. “Vamos falar de coisas muito sérias sorrindo e de coisas cotidianas de forma a tirar um suspiro ou uma emoção. A ideia é colocar o amor no começo da conversa, com a convicção de que as nossas histórias podem destravar cadeados, alcançar pessoas mais velhas e mais novas. O teatro é esse lugar da identificação, da troca. Vamos conversar. Vamos falar da gente”, completa Felipe.