O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou pela primeira vez desde o início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa denúncias contra ele e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022.
Nesta terça-feira (25), ao ser questionado sobre a sessão da Primeira Turma do STF, Bolsonaro afirmou que nunca havia participado de um julgamento na Corte.
“Nunca participei, primeira vez. Para mim é muita novidade”, disse o ex-presidente ao deixar um restaurante em Brasília, onde almoçou com seus advogados.
Julgamento avança no STF
A análise da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) começou na manhã desta terça e será dividida em três sessões. O julgamento foi aberto pelo presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin, seguido pela leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes e pela sustentação oral do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Na sequência, a defesa dos oito acusados teve 15 minutos cada para apresentar seus argumentos. Após o intervalo, os ministros devem discutir questões preliminares, que podem impactar o andamento da votação. Em seguida, o relator analisará o mérito da denúncia e decidirá se aceita ou não a acusação.
Caso a denúncia seja acolhida, Bolsonaro e os demais investigados se tornarão réus e responderão a processo no STF.
Crimes apontados pela PGR
O ex-presidente e os outros denunciados são acusados dos seguintes crimes:
-
Organização criminosa armada
-
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
-
Golpe de Estado
-
Dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União
-
Deterioração de patrimônio tombado