Mulheres que têm o hábito de viajar sozinhas agora têm um incentivo extra para explorar o Brasil. O Ministério do Turismo lançou uma iniciativa inédita para fortalecer o setor e ampliar a presença feminina no turismo nacional. Uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) garantirá um desconto de 15% em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas. Até o momento, cerca de 550 hotéis e pousadas aderiram à ação.
A Bahia lidera a lista de estados com mais estabelecimentos participantes, oferecendo 130 opções de hospedagem com desconto. Em seguida, estão Minas Gerais, com 103, e Santa Catarina, com 40. No total, há opções disponíveis em 24 estados. Confira lista completa.
Na Bahia, as viajantes solo podem se hospedar em pousadas, hotéis e resorts selecionados, incluindo o Casa di Vina Boutique Hotel, o Catussaba Resort Hotel, o Fera Hotel, o Grande Hotel da Barra, o Wish Hotel da Bahia e o Deville Prime Salvador. Quem pretende explorar a Linha Verde ou as trilhas da Chapada Diamantina também encontrará opções em cidades como Lençóis, com destaque para o Hotel Canto das Águas, o Hotel de Lençóis e o Portal de Lençóis.
O desconto especial será aplicado nos hotéis associados à ABIH que aderirem à campanha e permanecerá válido mesmo em feriados e grandes eventos, sujeito à disponibilidade de hospedagem. A tarifa promocional será concedida no momento da reserva, feita diretamente com os estabelecimentos participantes. O benefício, válido por um ano, abrange acomodações na categoria “single”.
Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, a iniciativa reforça o papel feminino na sociedade e impulsiona o setor turístico. “Além de reconhecer a importância das mulheres no turismo e na economia, essa ação estimula o consumo de serviços turísticos e fortalece o empreendedorismo feminino”, destacou.
Além do desconto, o Ministério do Turismo anunciou condições especiais de acesso ao crédito para mulheres empreendedoras do setor que se tornaram mães recentemente. Empresárias individuais, microempreendedoras e donas de negócios estruturados como sociedade limitada unipessoal terão acesso facilitado ao Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) caso o empreendimento tenha sido formalizado até seis meses após o nascimento ou adoção do filho.
A iniciativa faz parte do compromisso do Ministério do Turismo com a ONU Mulheres, promovendo equidade de gênero e empoderamento feminino no setor. Também está alinhada ao programa “Brasil Sem Misoginia”, do governo federal, e à Política Nacional de Turismo, que busca ampliar o financiamento para pequenos e médios negócios do ramo.
Com a nova medida, empresárias poderão suspender por até seis meses o pagamento de financiamentos já contratados e terão um prazo estendido para quitar a primeira parcela de novos empréstimos. O objetivo é permitir que mais mulheres consigam conciliar maternidade e vida profissional, garantindo oportunidades de crescimento no mercado turístico.