O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (10) a criação da Secretaria Especial do Mar, que será comandada por Andrea Mendonça, ex-secretária de Cultura e Turismo. A posse ocorreu no Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves, e também oficializou mudanças em outras três pastas.
A nova secretaria terá como missão desenvolver o potencial náutico da cidade. “Entre as capitais, Salvador tem a maior orla do Brasil, com 64 quilômetros, e a Baía de Todos os Santos, a segunda maior do mundo. Esse setor tem um enorme potencial para nossa economia”, destacou Bruno Reis.
Ele também citou iniciativas já adotadas pela gestão, como o SAC Náutico, reformas em píeres e terminais e a realização do Grand Pavois, um evento náutico de projeção internacional.
Andrea Mendonça afirmou que pretende ampliar os eventos internacionais na cidade e fortalecer a economia do mar com turismo, esporte, indústria náutica e aquicultura. Ela destacou a importância de parcerias com municípios da Baía de Todos os Santos para potencializar esses avanços.
“O mar sempre foi um dos maiores atrativos de Salvador, mas com o tempo nos distanciamos dele. Essa secretaria surge para mudar isso, reconectando a cidade ao seu destino marítimo e gerando oportunidades para a população”, afirmou.