O papa Francisco, de 88 anos, teve mais uma noite de sono tranquila e segue em recuperação no hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde 14 de fevereiro.
De acordo com o Vaticano, o pontífice apresentou uma “leve melhora” e já voltou a ingerir alimentos sólidos, além de acompanhar atividades espirituais por videoconferência.
Na manhã desta segunda-feira (10), ele recebeu a visita do Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin e do Arcebispo Edgar Peña Parra. Durante o dia, continuou com sua terapia, incluindo fisioterapia respiratória e motora. À noite, estava previsto o uso de ventilação mecânica não invasiva, que ajuda na respiração com pressão controlada.
A piora no quadro de saúde de Francisco começou em 3 de fevereiro, quando sofreu crises de insuficiência respiratória e broncoespasmos. Desde então, ele vem recebendo oxigenação de alto fluxo e realizando fisioterapia. Apesar da gravidade inicial, o Vaticano afirma que sua condição tem se mantido estável nos últimos dias, sem febre ou novas complicações respiratórias.
Essa é a internação mais longa do pontífice desde o início de seu papado, em 2013. Os médicos não informaram previsão de alta.