Salvador terá a máxima mais quente deste sábado (8) entre as capitais do Norte e Nordeste do país. A previsão é que alcance os 32ºC, com sol, chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. A noite, ainda segundo o Climatempo, terá pouca nebulosidade.
Em Aracaju (SE), a máxima para este sábado será de 30ºC, em Belém (PA) de 31ºC, Boa Vista (RR) 31ºC, Fortaleza (CE) 30ºC, João Pessoa (PB) 31ºC, Macapá (AP) 29ºC, Maceió (AL) 30ºC, Manaus (AM) 28ºC, Natal (RN) 29ºC, Porto Velho (RO) 30ºC, Recife (PE) 31ºC, Rio Branco (AC) 31ºC, Salvador 32ºC, São Luís (MA) 28ºC e Teresina (PI) 31ºC.
Também de acordo com o Climatempo, o mês de março, porém, começou com volumes expressivos de chuva em diversas áreas do Brasil, especialmente no Norte e na costa norte do Nordeste. O principal responsável por essa condição é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais sistemas meteorológicos atuantes nessa época do ano.
Esse fenômeno ocorre quando os ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul se encontram sobre o oceano, carregados de umidade. Esse choque forma uma faixa de instabilidade que avança em direção ao continente, trazendo chuvas intensas para o litoral norte do Nordeste e para grande parte da região Norte do Brasil.
No Norte do Brasil, a ZCIT é uma das principais responsáveis pelas chuvas na região amazônica, especialmente no Amapá, Amazonas e Pará. Já no Nordeste, a atuação do sistema é essencial para os acumulados elevados no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. A previsão de chuva, por enquanto, não inclui Salvador. Quando essa faixa de instabilidade se posiciona mais ao sul, a quantidade de chuva nessas áreas aumenta significativamente.