O documentário “Sem chão”, vencedor do Oscar 2025, acaba de ganhar data de estreia no Brasil. A produção, que acompanha a situação dos moradores de um conjunto de vilas localizado na região sul da Cisjordânia, ocupado pelo exército de Israel, chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 13 de março. Antes, o filme já poderá ser visto em pré-estreias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e Niterói.
A produção tem direção de Basel Adra, Yuval Abraham, Hamdan Ballal e Rachel Szor. Durante cinco anos, Adra registrou as constantes ameaças de expulsão e destruição de casas, vividas por ele e os demais moradores da região. “Minha esperança para minha filha é que ela não precise viver a mesma vida que vivo agora, sempre temendo a violência dos colonos, as demolições de casas e os deslocamentos forçados que minha comunidade, Masafer Yatta, enfrenta todos os dias sob a ocupação israelense”, declarou Adra, durante discurso na cerimônia de premiação do Oscar, realizada no último dia 2 de março, em Los Angeles.
Além do Oscar, “Sem Chão” também venceu o Spirit Awards e o Gotham Awards como melhor documentário, ambos nos Estados Unidos; o European Film Awards, na Suíça; e o IDA Documentary Awards, em Los Angeles. Além disso, foi eleito melhor documentário pelo júri e pelo público da Mostra Panorama no Festival de Berlim no ano passado; pelo júri, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; e arrematou o prêmio do público no International Documentary Film Festival Amsterdam.