Novo produto turístico da Bahia, o candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado será realizado na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, neste sábado (8), a partir das 8h, com a participação de 80 terreiros. A manifestação faz parte das ações do projeto Agô Bahia, pela valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.
“É uma festa que está sendo formatada como produto turístico por sua expressividade no culto ancestral. É representativa a escolha da Feira de São Joaquim, um símbolo da diversidade cultural e gastronômica da Bahia, visitado por turistas do mundo todo”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Com o tema “Os Exus do Brasil”, o Olojá é uma celebração dedicada ao orixá que tem entre suas atribuições abrir caminhos e vigiar mercados. “Somos uma casa dedicada a Exu e estamos resgatando o culto a ele, com seus cânticos, culinária e festa”, explica Gilmar Sampaio, asobá da Casa do Mensageiro, terreiro que lidera a Associação Cultural e Social Olojá Senhor do Mercado, organizadora do evento.
Programação
No dia do Olojá, um grande cortejo será organizado pelo povo de santo, tendo à frente a representação de Exu, que visita os boxes dos feirantes, nos quais são retribuídas as oferendas. Depois, todos se reúnem no fundo da feira, à beira-mar, para o xirê (roda de evocação dos orixás) e distribuição de comidas típicas. A programação, que termina com muito samba, é gratuita e aberta ao público.
Veja programação:
08h00 – Concentração
09h00 – Cortejo Olojá
10h30 – Xirê
13h30 – Atrações musicais
A lista de atrações musicais e dos terreiros pode ser conferida no perfil @oloja_oficial.