O apresentador e músico João Gordo, de 60 anos, conhecido por sua trajetória na MTV Brasil e na banda Ratos de Porão, revelou em 2022 ter sido diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A condição afeta os pulmões, não tem cura e pode se agravar caso não seja tratada corretamente.
Em entrevista à revista Caras, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explicou que a DPOC é caracterizada pela dificuldade progressiva na respiração. Na maioria dos casos, é causada pelo tabagismo. Embora não tenha cura, o tratamento pode controlar os sintomas e retardar sua progressão.
Segundo a especialista, a doença ocorre quando a fumaça do cigarro causa danos aos pulmões ao longo dos anos. Esse dano pode se manifestar como enfisema pulmonar, que destrói os alvéolos – estruturas responsáveis pela troca de oxigênio no sangue – comprometendo a eficiência da respiração.
Outra manifestação comum da DPOC é a bronquite crônica, uma inflamação dos brônquios que reduz o calibre das vias aéreas e dificulta a passagem do ar. Nos estágios mais avançados, a doença pode comprometer todo o funcionamento do organismo, impactando significativamente a qualidade de vida do paciente.
Os sintomas da DPOC variam conforme a gravidade da doença, mas os mais comuns incluem falta de ar, tosse crônica e produção excessiva de catarro. Inicialmente, a dificuldade para res