O pré-Carnaval de Salvador chegou ao fim nesta quarta-feira (26), quando dezenas de bloquinhos, embalados pelos instrumentos de sopro das irreverentes fanfarras, tomaram conta da Avenida Oceânica no tradicional Habeas Copos.
As primeiras bandas de sopro saíram da concentração, no Farol da Barra, por volta das 18h30, levando consigo milhares de foliões que foram para a avenida curtir uma festa mais tranquila, sem a grande agitação causada pelos grandiosos trios elétricos durante o Carnaval, cuja abertura oficial acontece nesta quinta-feira (27).
Joseane Silva, moradora do Jardim Cruzeiro, chegou à Barra na companhia de duas amigas. Sempre acostumada a curtir o Carnaval no Circuito Osmar, no Campo Grande, ela foi curtir o Habeas Copos pela primeira vez. “Esse é meu primeiro ano de pré-Carnaval. Sempre ficava no Campo Grande por ser mais próximo da Cidade Baixa. Ano que vem pretendo voltar porque gostei muito do clima”, comentou a dona de casa.
Joseane aceitou o convite da amiga, a aposentada Bárbara Matos. “No ano passado, eu também convidei ela, mas neste ano, ela resolveu vir e acabou me influenciando também. Eu gosto tanto do Carnaval quanto do pré-Carnaval. Para mim, não tem diferença, são todos ótimos”, disse Bárbara.
Já a também aposentada Vera dos Anjos prefere apenas os eventos que antecedem a maior festa popular do mundo. “Hoje eu prefiro o pré-Carnaval porque é mais tranquilo e tem menos confusão. Para mim, o dia de hoje está perfeito! Adoro as marchinhas”.
Fantasias – Thiago Barros e Eveline Nunes foram de Brotas para a folia fantasiados de palhaços. “Hoje foi a primeira vez que nos fantasiamos. Todo ano a gente fala que vai se fantasiar, se anima, mas acaba deixando para a última hora e nunca dá tempo. Este ano conseguimos nos organizar um pouco melhor e viemos com fantasia. Eu acho lindo, tem tudo a ver com o Carnaval. Todo mundo fantasiado deixa a festa ainda mais legal”, contou Thiago.
“Vim hoje e depois vou curtir também nos dias do Carnaval. A gente vai variando entre bloco, camarote e pipoca, intercalando as experiências e se divertindo ao mesmo tempo”, completou Eveline.
Muitos ambulantes aproveitaram o Habeas Copos para faturar, como foi o caso de Rodrigo Alves. Ele decidiu vender leques para inovar, já que este ano não será possível comercializar pistolas de água. O vendedor acredita que o leque é uma alternativa divertida e que não incomoda ninguém. “E ainda tem o barulho, que é divertido de ouvir. Trabalho todos os anos no pré-Carnaval e no Carnaval vendendo acessórios. É uma renda extra que ajuda bastante”, explicou.
Abertura oficial – O Habeas Copos é a última festa antes da abertura oficial do Carnaval, que neste ano acontece no Campo Grande. Nesta quinta-feira (27), a partir das 15h30, a festa celebra os 40 anos da Axé Music e traz uma programação especial com grandes nomes da música, como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Sarajane, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Xanddy Harmonia, Gilmelândia, Márcio Victor, Felipe Pezzoni e Serginho.
Veja fotos:
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.