O aeroporto de Fernando de Noronha deve voltar a receber aviões de grande porte ainda no próximo mês de abril, após liberação da Agência Nacional de Aviação Civil. Em outubro de 2022, a ANAC proibiu pousos de aviões como Boeings e jatos, devido a fissuras e aos buracos na pista do aeroporto. Desde então, apenas aeronaves menores, como os ATR operados pela Azul e pela Voepass, estão autorizadas a operar no local.
“A Anac ainda aguarda a apresentação, por parte do Governo do Estado de Pernambuco, do planejamento de continuidade das demais obras no aeroporto para que seja avaliado o retorno das operações. Cumpridas e homologadas as etapas relacionadas à execução do revestimento central da pista de pouso e decolagem e do planejamento das obras adicionais, a previsão é de que a liberação das operações com aeronaves a jato no aeroporto ocorrerá em abril de 2025”, informou a agência, em nota ao Melhores Destinos.
Com um investimento de R$ 60 milhões, as obras de requalificação do aeroporto de Fernando de Noronha foram iniciadas em setembro de 2024 e incluem melhorias na pista de pouso, taxiamento e no pátio de aeronaves. Os serviços já foram finalizados pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco.
Em reunião com as principais companhias aéreas do país, o governo de Pernambuco definiu que as empresas vão precisar seguir algumas normas, como a que limita o número de visitantes em 132 mil ao ano em Noronha, sendo o limite máximo de 11 mil pessoas por mês.