Evaristo Costa, de 48 anos, informou aos seguidores nesta quarta-feira (26) que a Doença de Crohn entrou em processo de remissão. A novidade foi compartilhada pelo jornalista após uma consulta médica. O problema de saúde se enquadra como uma Doença Inflamatória Intestinal (DII) e já fez o ex-âncora passar dias no hospital devido aos sintomas causados.
No Instagram, Evaristo Costa republicou uma foto ao lado do médico coloproctologista. “Boa conversa e boas notícias! Muito bom ver você bem, você merece!”, escreveu o especialista na doença. “Boas notícias sobre o Crohn: doença entrou em remissão. Nenhuma inflação detectada. Repor vitaminas e seguir”, explicou o jornalista.
Na sequência, ele publicou um registro da ida à feira de rua para comer pastel. “Comemorar”, brincou Evaristo Costa. Em 2024, o ex-apresentador do Jornal Hoje foi internado no Reino Unido após apresentar uma série de complicações relacionadas à Doença de Crohn.
O que é a Doença de Crohn?
A Doença de Crohn é uma síndrome gastrointestinal crônica que, em geral, atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal. Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino, ela não manifesta uma razão específica para o desenvolvimento de seu quadro. A enfermidade pode acometer pessoas de qualquer idade, mas tem maior incidência no período entre os 20 e os 30 anos.
Os sintomas da doença de Crohn são parecidos com o de condições que afetam o trato gastrointestinal. Por isso, é necessário procurar um médico que realizará os exames necessários para formar o diagnóstico. Os principais sintomas são diarreia crônica, dor abdominal, febre, perda de peso, sangramento retal, fístulas (pequenos canais que conectam indevidamente partes do intestino).