A partir da quinta-feira (27), data que marca o início oficial da folia momesca na capital baiana, começa efetivamente o controle de veículos pelos portais montados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Até a Quarta-feira de Cinzas (5) quem não tiver devidamente cadastrado para acessar os pórticos poderá ser notificado nos períodos de controle.
A ativação dos 15 portais será feita diariamente, sempre das 13h às 5h do dia seguinte. Um pouco antes do acionamento do controle, agentes de trânsito vão ficar posicionados nessas barreiras para orientar os condutores. Fora deste período, ou seja, das 5h01 às 12h59, o tráfego pelos pórticos é livre, isto é, não haverá o controle por meio dos radares.
“A adoção dos portais de controle eletrônico tem se mostrado exitosa na minimização dos impactos no trânsito. Com essa estratégia, conseguimos garantir a segurança viária e a comodidade de foliões e moradores que precisam acessar as áreas próximas dos circuitos oficiais”, explica Decio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.
Tecnologia – O carnaval continua com as cinco zonas, divididas em 12 regiões distintas. As credenciais serão numeradas de acordo com as subzonas. O cidadão credenciado terá acesso livre ao portal específico da sua subárea. Estará passando de maneira irregular pelos portais quem não possuir o adesivo ou tentar entrar numa zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada.
Como no ano passado, letreiros serão posicionados nos portais de acesso às zonas de restrição de circulação. Eles vão gerar informações visuais para cada um dos motoristas que utilizarem aquela rua indicando se eles têm ou não permissão para transitar.
Concomitantemente, a tecnologia da Transalvador transmitirá informações sobre a circulação dos veículos e as enviam em tempo real para uma plataforma de dados. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “OK”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “N OK” (não ok) ao lado.
Só poderão passar regularmente pelos portais quem tiver as credenciais, que foram emitidas pela Transalvador. Os adesivos para moradores e prestadores de serviço contém a placa do veículo, o que impossibilita a venda irregular desses instrumentos de identificação. Ao receber as credenciais, os condutores devem colocá-las no para-brisa em algum local de fácil visualização, fora do degradê que há em alguns vidros.
Um QR Code auxiliará na identificação do proprietário do veículo e a subzona a qual ele estará credenciado a circular. O uso irregular do adesivo sujeita o infrator às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro (Estelionato, art. 171; Falsificação de Documento Público, art. 297; Falsidade Ideológica, art.299).
Credenciamento – Dos cerca de 33 mil imóveis aptos a receberem a credencial, moradores de pouco mais de 55% já cadastraram os veículos. Quem não fez on-line, pode pegá-las nos postos de atendimento montados pela Transalvador no Shopping Barra ou na Ferreira Costa, nos Barris.
Para atender com mais comodidade, o posto da Ferreira Costa, nos Barris, funciona todos os dias, das 9h às 18h, exceto feriados, e recebe cidadãos até o final da folia momesca, no dia 4 de março. Há, ainda, outro posto no Shopping Barra. Este balcão fica localizado no piso L3, ao lado da Bacio di Latte, até esta quarta-feira (26), e funciona de acordo com os horários do centro de compras.
No cadastramento presencial, a credencial é entregue na hora. É necessário ter em mãos os documentos de identificação. A credencial só será entregue ao proprietário ou inquilino (com contrato de locação). É preciso informar o IPTU juntamente ao CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. Lembrando que cada residência terá direito a até dois veículos cadastrados.
Quem desejar, ainda pode fazer o cadastro do carro no site http://mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, bastando ir ao posto de atendimento pegar a credencial.
Relação dos locais onde estão os portais com controle eletrônico de acesso:
1 – Avenida Oceânica x Travessa Bartolomeu de Gusmão – Sentido Ondina
2 – Avenida Milton Santos x próximo à Rua Professor Edgar Mata – Sentido Orla
3 – Rua Ranulfo de Oliveira x Rua Manoel Espinheira – Sentido Ondina
4 – Rua Professor Martagão Gesteira x Rua Djalma Ramos – Sentido Deocleciano Barreto
5 – Rua Manuel Barreto x Rua Doutor Antônio Rocha – Sentido Barra
6 – Avenida Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres – Sentido Rua Plínio Moscoso
7 – Avenida Centenário x próximo à Semeve – Sentido Orla
8 – Avenida Centenário x Rua Professor Sabino Silva – Sentido Ondina
9 – Rua da Graça x Rua Oito de Dezembro – Sentido Avenida Princesa Isabel
10 – Avenida Centenário x próximo à Rua Deocleciano Barreto – Sentido Shopping Barra
11 – Avenida Sete de Setembro x próximo Aliança Francesa – Sentido Porto da Barra
12 – Avenida Princesa Isabel x Rua Oscar Carrascosa – Sentido Barra
13 – Rua Professor Lemos de Brito x Cézar Zama – Sentido Rua Afonso Celso
14 – Rua Banco dos Ingleses x Rua Gamboa Cima – Sentido Campo Grande
15 – Rua Manoel Barreto x Rua Djalma Ramos – Sentido Shopping Barra
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.