Salvador receberá nesta quinta-feira (27) a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, para a inauguração do Plantão Integrado dos Direitos Humanos no Carnaval.
O evento acontece às 11h, na Biblioteca Central dos Barris, e também contará com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas.
A cerimônia terá apresentações culturais das Filhas de Gandhy e da Orquestra de Berimbau do Axé.
Assistência e Proteção
O Plantão Integrado dos Direitos Humanos mobilizará mais de 200 profissionais e 30 instituições para garantir suporte a grupos vulneráveis durante a festa. Entre os beneficiados estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas negras, pessoas com deficiência, catadores de recicláveis e vítimas de trabalho indigno.
Os serviços funcionarão entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março em três pontos estratégicos:
- Circuito Osmar (Campo Grande): Procon (Rua Carlos Gomes, 746, 2 de Julho)
- Circuito Dodô (Barra-Ondina): Edifício NAU (Rua Alfredo Magalhães, 115)
- Estação de Metrô da Lapa: novidade desta edição
Direitos Humanos em Ação
O Plantão oferecerá serviços como recepção de denúncias, distribuição de pulseiras de identificação para crianças e pessoas com surdez, fiscalização contra trabalho infantil e exploração sexual, apoio a conselhos tutelares, abrigos e delegacias, além da fiscalização do Procon em camarotes e comércios.
Haverá ainda um guia de rede de proteção para acionamentos rápidos e interpretação em LIBRAS para pessoas com deficiência.
Uma das principais iniciativas do Governo da Bahia para o Carnaval, o Plantão Integrado também inclui a capacitação de 1.200 profissionais de segurança pública em direitos humanos, reforçando o compromisso com um ambiente festivo mais seguro e inclusivo.
Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha “Respeito é Nosso Direito!” estará nas ruas, promovendo a diversidade e combatendo qualquer forma de discriminação.
Serviços oferecidos no Plantão:
- Recepção e acompanhamento de denúncias de violações de direitos
- Distribuição de pulseiras de identificação de crianças e pessoas com surdez
- Fiscalização contra trabalho infantil, exploração sexual e trabalho análogo à escravidão
- Apoio a conselhos tutelares, abrigos e delegacias (Adolescente Proteja)
- Defesa dos direitos de catadoras/es e trabalhadoras/es informais
- Fiscalização do Procon em camarotes e comércios
- Emissão de boletins diários
- Guia da Rede de Proteção para acionamentos rápidos e encaminhamentos mais ágeis
- Interpretação em LIBRAS para pessoas com deficiência
- Capacitação de 1.200 profissionais de segurança pública em direitos humanos
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.