Do popular ao erudito, a Bahia é um berço de figuras ímpares. Alguma delas, aliás, têm o dom de agradar, sem distinções – como é o caso de Carla Perez e Jorge Amado.
Enquanto a dançarina tem uma proximidade maior com o “povão”, o escritor, mesmo tendo pertencido a um universo mais culto, também estabelecia conexões com diversas camadas sociais.
Contudo, até então, nenhum registro dos dois juntos havia sido apresentado ao público. Para os mais conservadores, talvez poderia até soar improvável. Mas, a Bahia, fonte mítica, há sempre de revelar os seus encantos.
O Alô Alô Bahia teve acesso a uma fotografia inédita de Carla e Jorge, achada em meio ao baú de tesouros de um colecionador – que preferiu ter a identidade preservada –, no apartamento que pertenceu ao escritor e a Zélia Gattai, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
No clique, feito em frente à Fundação Casa Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, em Salvador, a eterna loira d’O Tchan tasca um beijo na bochecha do Obá de Xangô.

En-detallhe: Jorge Amado recebe carinho de Carla Perez, em registro inédito, de data desconhecida | Foto: Acervo Alô Alô Bahia/Maria Marques
“Como não lembrar? Esse encontro foi incrível! Foi uma verdadeira honra para mim, por tudo que ele sempre representou – sobretudo por eu estar no início da minha carreira. Eu me senti acolhida e apadrinhada por ele, sabe?”, recordou Carla em conversa com o Alô Alô Bahia. “Dona Zélia também foi muito amorosa comigo“, continuou ela.
A benção e os ensinamentos de Jorge jamais deixaram de guiá-la. Para Carla, ter suas “raizes muito bem firmadas” e “muita consciência dos seus princípios” são seus mantras.
“Busquei manter viva e acesa a minha verdade, aquilo que faz o meu coração vibrar, levando a minha essência para onde quer que eu vá. Eu penso que, quando você escolhe manter essa postura, não precisa convencer ninguém“, reflete ela. “Até mesmo as pessoas que não curtem sua música, dança ou qualquer talento acabam admirando e respeitando quem você é”.
Despedida do Carnaval
No alto de suas três décadas de carreira bem consolidadas, Carla Perez anunciou que puxará o infantil Algodão Doce pela última vez. Foram 25 anos ente bloco e pipoca. “A energia estará lá em cima!”, garantiu ela.
O trio sem cordas sairá no circuito Osmar, no Campo Grande, no sábado (1º) e no domingo (2), às 11h da manhã. As crianças vão se esbaldar com personagens infantis e convidados, como os palhaços Patati Patatá e o cantor Xanddy Harmonia, marido de Carla.
A cantora e apresentadora reserva surpresas para os foliões mirins neste desfile de despedida. “A pipoca mais doce da avenida merece – e precisa – ser agraciada à altura [risos]”, finalizou Carla.