Ilê Aiyê celebra 50 anos de história no Carnaval de Salvador com homenagem ao Quênia

Ilê Aiyê celebra 50 anos de história no Carnaval de Salvador com homenagem ao Quênia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Divulgação

Publicado em 24/02/2025 às 16:05 / Leia em 3 minutos

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, completa cinco décadas de história e luta em 2025. Para marcar esse marco histórico, o bloco levará às ruas de Salvador o tema “Kenya: Berço da Humanidade”, celebrando a ancestralidade africana e a contribuição histórica do país no desenvolvimento da humanidade.

A escolha do Quênia como tema remete às raízes mais profundas da história humana, destacando figuras icônicas como Dedan Kimathi, líder da resistência anticolonial, Wangari Maathai, ativista ambiental e primeira mulher africana a ganhar um Prêmio Nobel, e Jomo Kenyatta, primeiro presidente do Quênia independente.

Com essa homenagem, o Mais Belo dos Belos reforça a tradição de exaltar a força e a diversidade do continente africano.

O Ritual da Saída

A festa começa no sábado (1º de março) com a tradicional cerimônia de saída no Curuzu, um dos momentos mais emblemáticos do Carnaval soteropolitano. Sob a bênção da ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu, Hildelice Benta dos Santos, o Ilê parte em cortejo, com atabaques, tambores e cânticos que reverenciam os orixás e a ancestralidade.

O ritual também inclui oferendas com milho, pipoca e pó de pemba, elementos que simbolizam proteção e boas energias para a jornada do bloco. As tradicionais pombas brancas são soltas em dedicação a Oxalá, reforçando a espiritualidade e a potência simbólica do momento. Mais do que um desfile, a saída do Ilê Aiyê é um ato de resistência e exaltação da cultura afro-brasileira.

A Deusa do Ébano e a Corte do Ilê

A edição de 2025 também marca a estreia do reinado de Lorena Bispo, 22 anos, moradora de Itapuã, eleita a nova Deusa do Ébano. Ao lado dela, as princesas Tainã de Palmares e Stéphanie Ingrid Souza abrilhantam o cortejo, representando a beleza e a força da mulher negra.

Programação

  • Sábado (1º)

Cerimônia de saída do Terreiro Ilê Acé Jitolú (Casa de Mãe Hilda), na ladeira do Curuzu, a partir das 20h

Primeiro desfile: Circuito Mãe Hilda – Terreiro em direção ao Plano Inclinado da Liberdade.

Segundo desfile: A partir de 2h da madrugada de domingo (02/03), saindo do Corredor da Vitória e seguindo pelo Circuito Osmar.

  • Segunda-feira  (3)

Circuito Osmar (Campo Grande)

Concentração às 18h no Corredor da Vitória

Saída prevista: 19h

  • Terça-feira(4)

Circuito Osmar (Campo Grande)

Concentração às 18h no Corredor da Vitória

Saída prevista: 19h

TEMA: “Kenya: Berço da Humanidade”

Valor da fantasia R$ 1.000

Entrega das fantasias Quarta-feira (26), das 14h às 20h

 

O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Alô Alô Folia 🎉 2025

Clique aqui e fique por dentro de tudo que acontece no Carnaval 2025!