A conta do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na rede social X foi desativada. Ao tentar acessar o perfil nesta sexta-feira (21), usuários se depararam com a mensagem de que a página não existe mais.
O STF ainda não confirmou se a exclusão foi uma decisão do próprio ministro ou uma possível retaliação da rede comandada por Elon Musk.
Em geral, a mensagem que aparece no perfil é exibida pelo X quando o próprio usuário opta por deletar a conta. A rede social tem mensagens específicas para contas que foram banidas da plataforma ou retidas por decisão judicial, por exemplo.
O caso aconteceu um dia após ele determinar o “imediato pagamento” de uma multa de R$ 8,1 milhões pelo X. A sanção foi aplicada devido ao descumprimento de uma decisão judicial que exigia o fornecimento de dados de uma conta ligada ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.
A empresa de Elon Musk tentou recorrer da decisão, mas teve o pedido negado. Com isso, solicitou uma conta para realizar o pagamento, e Moraes indicou os dados bancários.
“Intime-se a empresa X Brasil Internet Ltda., por meio de seus advogados regularmente constituídos, para que efetue o imediato pagamento integral da multa imposta em razão do descumprimento das decisões judiciais, no valor de R$ 8.100.000,00”, determinou o ministro.
Conflitos entre Moraes e X
Essa não é a primeira vez que Alexandre de Moraes e a plataforma de Musk entram em confronto. No ano passado, o ministro determinou a suspensão temporária do X no Brasil, alegando descumprimento de ordens judiciais e a ausência de um representante legal no país.
A rede social ficou inacessível por 39 dias, até aceitar as exigências impostas pelo STF.
Além disso, Musk se tornou alvo de investigações no Brasil por determinação de Moraes. O bilionário foi incluído no inquérito das chamadas “milícias digitais” e passou a ser investigado por suspeita de desobediência judicial. Musk, que frequentemente critica as decisões do STF e do próprio ministro, tem ampliado sua ofensiva contra as restrições impostas à plataforma.