Depois de duas desistências, Marcos Oliveira, 68, está decidido a se mudar para o Retiro dos Artistas. A casa que vai abrigar o ator, conhecido por ter vivido Beiçola em A Grande Família, está em fase final de construção e deve ficar pronta daqui um mês.
A obra está sendo custeada pela atriz Marieta Severo, com quem o artista contracenou na série da Globo. Em conversa com a Quem, ele explicou o que o fez aceitar morar na instituição que acolhe artistas idosos.
“Da última vez, eu ainda tinha esperança que a justiça seria feita e que o estelionatário que aplicou o golpe em mim e em outros idosos seria preso finalmente, a dívida que ele fez em meu nome seria encerrada e eu poderia seguir com minha vida, trabalhando e cuidando da minha saúde como eu estava. Mas o tempo passou e a justiça não foi feita ainda”, declarou Marcos.
No ano passado, o ator procurou a polícia afirmando ter sido vítima de estelionato por homem que se ofereceu para cuidar de suas redes sociais e, ao ter acesso ao seu celular, fez empréstimos em seu nome e o deixou com uma dívida de cerca de R$ 500 mil.
À Quem, Marcos disse que sua situação financeira atualmente é delicada.
“Depois do golpe que o estelionatário me aplicou em 2022, piorou consideravelmente, pois além de ter que me manter, ele fez dívidas em meu nome, usando meus documentos de forma criminosa e realizando empréstimos que hoje estão chegando a meio milhão de reais. Se eu soubesse na época que eu poderia ter acesso a estes empréstimos, eu teria comprado uma casinha ou sítio pra eu morar. Nunca tive essa pretensão de pegar o que não é meu e nunca fui de viver às custas de algo que não fosse meu trabalho”, afirmou.
Segundo Marcos, os empréstimos foram possíveis por que ele tinha tinha seu nome limpo.
“Não fui a primeira vítima dele. Se a justiça tivesse condenado ele a prisão logo no primeiro golpe que ele aplicou a uma idosa, nem eu e nem os outros idosos teriam sido prejudicados. Eu fui o mais prejudicado, porque meu limite no banco era bom. Sempre paguei todas as minhas contas e nunca devi nada pra ninguém. Agora, preciso ter trabalho até para me sustentar, pois até a aposentadoria foi comprometida e mesmo que não fosse, é impossível sobreviver com aposentadoria.” O caso segue na justiça e ainda será julgado.
Pedido a Marieta Severo
O artista contou que Marieta fez sua doação para o Retiro dos Artista antes de saber que ele seria um dos moradores das casas que estão sendo construídas.
“Muitos artistas ajudam com dinheiro, bens, serviços, tempo, divulgação, fazendo shows. Eu mesmo já ajudei antes o Retiro, com show beneficente, pois o Retiro sobrevive com doações de artistas e pessoas da sociedade. A Marieta procurou o Retiro um tempo atrás para ajudar e a administração comentou sobre estes espaços para construção de casas. Ela, pelo que eu soube, decidiu doar o material e a mão de obra. Mas por uma coincidência do universo, caiu de neste momento ter uma vaga”, explicou.
Quem procurou a instituição e pediu uma vaga para Marcos foi Rose Scalco, advogada e amiga do ator. Ao saber que Marieta estava bancando sua futura casa, o intérprete de Beiçola a agradeceu e fez um pedido.
“Foi uma coincidência do universo. Eu até mandei mensagem pra ela e ela me respondeu com tanto carinho, disse que eu poderia pedir o que quisesse pra ela comprar pra casa. Eu agradeci muito e disse que só espero ter paz e um ar-condicionado, se fosse possível. Ela respondeu que isso já estava nos planos que eu nem precisava pedir (risos). Eu rio agora, mas choro quando lembro.”
Próximo de fazer a mudança, Marcos falou que sua expectativa “é a melhor possível”.
“Quero logo recomeçar minha vida, morando lá, com mais tranquilidade, para continuar trabalhando. Até porque o trabalho não para e eu nem quero parar de trabalhar. Atuar é o que me mantém vivo. Tenho filme pra fazer com o Carlos Leal, produtor de São Paulo, um espetáculo lindo que estamos começando a ensaiar e publicidades”, concluiu o artista.