O papa Francisco, de 88 anos, segue internado no hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano nesta quinta-feira (20), o pontífice apresentou uma leve melhora nos exames, mantém um quadro estável e continua alerta e se alimentando normalmente.
De acordo com o comunicado oficial da Santa Sé, Francisco passou a noite tranquilo, levantou-se pela manhã e tomou café sentado em uma poltrona.
Apesar da evolução positiva, ele segue sob monitoramento médico e tem todos os compromissos públicos cancelados.
Ver essa foto no Instagram
Evolução do quadro clínico
O pontífice foi hospitalizado na última sexta-feira (14) para tratar uma bronquite, mas exames realizados na terça-feira (18) confirmaram o diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões.
Segundo fontes do Vaticano, Francisco respira sem auxílio de aparelhos e permanece lúcido, realizando leituras diárias e atendendo algumas ligações telefônicas.
Na quarta-feira (19), a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, visitou o papa no hospital e afirmou que ele estava responsivo e bem-humorado. O boletim médico mais recente apontou melhora nos índices inflamatórios, mas o hospital não descarta cuidados adicionais, caso necessário.
Apesar da hospitalização, Francisco continua desempenhando algumas funções administrativas e se mantém informado por meio da leitura de jornais.
O Vaticano ainda não informou uma previsão de alta, mas especialistas apontam que a recuperação de um quadro de pneumonia pode exigir dias ou até semanas de acompanhamento médico.
Histórico de saúde
Nos últimos anos, o papa Francisco tem enfrentado desafios de saúde, incluindo episódios recorrentes de gripe, dores causadas por uma hérnia abdominal – que exigiu cirurgia em 2023 – e crises de dor ciática. Ainda jovem, ele desenvolveu pleurisia, uma inflamação na membrana que reveste os pulmões, o que levou à remoção de parte de um deles.
A internação atual reforça preocupações sobre a saúde do líder da Igreja Católica, que tem uma agenda intensa e frequentemente aparece em público. Por precaução, o Vaticano suspendeu suas atividades oficiais até que haja uma nova atualização médica.