Considerado um dos mais importantes eventos do cinema independente brasileiro, o CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira volta a agitar a cena cultural no Recôncavo baiano. Em sua 10ª edição, o evento acontecerá entre os dias 10 e 15 de junho, nas cidades de Cachoeira e São Félix, e contará com exibições gratuitas de produções documentais. As inscrições para quem deseja ter sua obra na programação do evento podem ser feitas através do formulário disponível no site www.xcachoeiradoc.com.
Além das mostras competitivas, também serão selecionados filmes para as diversas exibições formativas do X CachoeiraDoc. Em todas as categorias, podem se inscrever trabalhos finalizados a partir de 2024 em território brasileiro ou em coprodução entre Brasil e outros países. Os interessados têm até 14 de março para enviarem os materiais, que podem ser filmados em qualquer formato e hospedados em sites de compartilhamento de vídeos.
Após um hiato de cinco anos, o CachoeiraDoc volta aos espaços culturais trazendo a democratização do acesso ao cinema, abrangendo múltiplas abordagens da linguagem documental. De acordo com uma das diretoras artísticas do projeto, Kênia Freitas, a temática escolhida para esta edição foi Terra e Território, destacando a relação entre o cinema brasileiro e as suas formas concretas de realização e circulação.
“Em nossas conversas de planejamento e imaginação do festival, a terra se impôs como concretude, simbolismo e espiritualidade. Nossas lutas são pelo direito à terra: demarcação de territórios indígenas e quilombolas, luta por moradia, reforma agrária, lutas anticoloniais das mais diversas. A terra também é o que nos nutre e possibilita imaginar, com os filmes e para além deles”, explica.
A seleção dos filmes será feita por um júri formado por pesquisadores, realizadores, críticos de arte e cinema e estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, entre eles Evelyn Sacramento, Jessé Patrício, Juan Rodrigues, Ingá Patriota, Matheus Araújo e Wellison Silva, sob coordenação de Lina Cirino. As produções concorrerão a premiações de R$6 mil, para o melhor longa-metragem, e R$4 mil para o melhor média ou curta-metragem, além de troféus.