O Vaticano anunciou nesta terça-feira (18) que o Papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, condição que exigiu tratamento adicional.
O pontífice está internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, desde sexta-feira (14), devido a uma infecção respiratória.
De acordo com o novo boletim médico divulgado pela Santa Sé no início da tarde, exames de imagem apontaram uma infecção polimicrobiana, associada a um quadro de bronquiectasia e bronquite asmática, tornando o tratamento mais complexo.
O Papa está sendo submetido a antibioticoterapia combinada com cortisona.
Apesar da gravidade da situação, o comunicado oficial destaca que Francisco mantém o bom humor. “Nesta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, ao longo do dia, alternou momentos de descanso com oração e leitura. O Santo Padre agradece pelas manifestações de apoio e pede que continuem orando por ele”, informou o Vaticano.
Mais cedo, o diretor de comunicação da Santa Sé, Matteo Bruni, declarou que o pontífice teve uma noite estável e sem agravamentos. Enquanto isso, fiéis seguem reunidos em frente ao hospital em vigília e oração pela recuperação do líder da Igreja Católica.
As atividades oficiais do Papa seguem suspensas pelo menos até o final de semana.