Baiano vence primeira etapa do circuito mundial de bodyboarding em Marrocos

Baiano vence primeira etapa do circuito mundial de bodyboarding em Marrocos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Arquivo pessoal

Publicado em 18/02/2025 às 18:49 / Leia em 3 minutos

A temporada 2025 do IBC World Bodyboarding Tour começou com a Bahia no topo do pódio. No último domingo (16), o atleta Uri Valadão venceu a etapa de abertura do circuito mundial, realizada em Taghazout Bay, Marrocos.

O resultado manteve a hegemonia baiana na competição, já que em 2024 o título ficou com Gabriel Braga, que já foi eleito o terceiro melhor Bodyboarder do mundo e, nesta edição garantiu a terceira colocação.

Uri brilhou na final ao derrotar o francês Pierre Louis Costes em uma virada emocionante, com direito a duas notas 10, um feito raro no esporte. O desempenho repetiu o feito de Gabriel no ano passado, mas com uma curiosa troca de posições: em 2024, Braga foi o campeão e Valadão terminou em terceiro.

“Vitória surreal”

Aos 39 anos, Uri Valadão celebrou mais um grande resultado em sua carreira, destacando sua longevidade no esporte. “Muito feliz e emocionado. Eu, que acompanhei várias gerações do bodyboarding, ainda estar competindo de igual para igual com os mais novos é algo incrível! Esse desafio me move, é pura paixão. E nada melhor do que começar o ano com uma vitória espetacular como essa. Foi surreal!”, declarou o campeão.

2y88csj.md.png

Com o resultado em Marrocos, Uri Valadão lidera o ranking mundial de 2025, enquanto Gabriel Braga ocupa a terceira colocação. A próxima etapa do circuito está marcada para Iquique, no Chile, entre 11 e 23 de maio. No total, serão seis etapas ao longo do ano, passando por Brasil, Portugal, Espanha, Marrocos e Chile.

Em 2024, Gabriel e Uri terminaram entre os cinco melhores do mundo e tiveram apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) para viabilizar sua participação no circuito internacional.

O atleta também comemorou seu pódio logo na primeira etapa do ano: “Foi um campeonato muito disputado. Voltar ao Marrocos, onde fui campeão em 2024, e garantir um terceiro lugar é um sinal de que estou no caminho certo. Essa é uma onda que exige estratégia e leitura precisa, e fico satisfeito por ter colocado em prática tudo que venho treinando.”

Legado

Campeão mundial em 2008, pentacampeão brasileiro e bicampeão pan-americano, Uri Valadão segue como referência no esporte e exemplo para as novas gerações. Ele destaca o crescimento do bodyboarding na Bahia e a importância do apoio recebido ao longo dos anos. “Minha ideia é continuar competindo e representando a Bahia no mundo”, conclui.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia